Muitas novidades para os produtores de cana
05-04-2017

ORPLANA anuncia projeto de capacitação de três mil fornecedores e primeiro Fórum de Produtores de Agroenergia

Durante a cerimônia de abertura da quarta edição do AgroEncontro, evento realizado nesta semana no município paulista de Guatapará, o presidente da Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo (Canaoeste), Manoel Ortolan, na figura de ex-presidente da Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (ORPLANA), representou o atual presidente da Entidade, Eduardo Romão, em um discurso que abordou a atuação da ORPLANA dentro do segmento canavieiro e seus projetos futuros.

“A ORPLANA é, hoje, um guarda-chuva de 33 associações, congregando 11 mil produtores que, juntos, representam 70 milhões de toneladas de cana. Um número bastante expressivo”, conta. Atualmente, a ORPLANA está presente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Ortolan falou sobre os momentos difíceis que os produtores canavieiros vêm enfrentando nos últimos anos. Porém, segundo ele, a dificuldade não deve desanimar ninguém. “Agora é hora de trabalhar, mudar o foco e enfrentar os problemas. E, neste momento, a ORPLANA, que também enfrentou dificuldades, despertou para a necessidade de mudança. O resultado foi um plano de reestruturação, que já vem registrando muito sucesso, fazendo com que a Entidade ganhe cada vez mais representatividade dentro do setor.”

Sobre os projetos futuros, Ortolan destacou o Programa MUDA Cana, voltado, principalmente, para a capacitação de cerca de três mil produtores de cana, não apenas na parte agrícola, mas também na gestão. “A grande maioria dos produtores na região da ORPLANA são pequenos, sendo que a nova etapa vivida pelo setor, a de mecanização, exige escala. Dessa forma, será preciso que os fornecedores se preparem cada vez mais para essa realidade, sendo que este projeto será uma excelente oportunidade para isso.”

Além do MUDA Cana, o ex-presidente da ORPLANA falou, ainda, sobre o primeiro fórum de produtores de agroenergia, a ser realizado durante a Fenasucro 2017. Para este ano, está prevista, ainda, a quarta edição do Caminhos da Cana, conduzido pela Entidade em parceria com a Markestrat. “O objetivo de todos esses projetos é promover a disseminação de informação entre os produtores e associações a fim de que haja desenvolvimento, não apenas dos fornecedores, mas também do setor sucroenergético nacional.”

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.