Mulheres do agro consolidam protagonismo no campo em encontro estadual
02-09-2025

Evento em Ribeirão Preto - SP reuniu mais de 3 mil produtoras, discutiu inovação, liderança e abriu espaço para networking e inspiração feminina no setor

Por Andréia Vital

O 3º Encontro Estadual de Mulheres do Agro, realizado na sexta-feira (29) em Ribeirão Preto - SP, reuniu mais de 3 mil mulheres de diferentes regiões do estado, reforçando o papel crescente da liderança feminina no setor agrícola e pecuário. O evento foi promovido pela Comissão Semeadoras do Agro (Faesp/Senar) em parceria com o Sebrae-SP.

A programação incluiu palestras, debates e atividades de networking, abordando inovação, gestão e empreendedorismo no campo. Para o presidente da Faesp, Tirso Meirelles, o crescimento da presença feminina garante autonomia financeira e fortalece a cadeia produtiva. Já o prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva, acompanhado da primeira-dama, Carol Silva, ressaltou: “Não há força maior do que a da mulher, que hoje já administra mais de 30 milhões de hectares no Brasil com sensibilidade e inteligência”.

A presidente da Comissão Semeadoras do Agro, Juliana Farah, destacou que a união das produtoras fortalece a autoestima e dá visibilidade a quem historicamente esteve invisível. Ela reforçou que a mulher sempre esteve no campo, mas agora tem voz, produz mais e traz uma visão de gestão diferenciada.  “É preciso agradecer a Deus e ter coragem de seguir em frente. Nos nossos encontros, mostramos primeiro a importância que ela tem e depois as ferramentas do empreendedorismo por meio das capacitações”, ressaltou.

“Este encontro é um espaço de celebração e aprendizado. Aqui, encontram oportunidades de negócios, ampliam redes e se consolidam como protagonistas do empreendedorismo, rompendo barreiras locais e alcançando novos mercados”, disse Janaína Moreira Costa, coordenadora estadual do Sebrae-SP e gestora do movimento Sebrae Delas.

Trata-se de um programa de aceleração com o objetivo de aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres. Oferece qualificação, eventos e networking e conteúdo, voltados para o despertar e o fortalecimento da cultura empreendedora das mulheres. “Hoje as mulheres são a maioria nas salas de aula, mostrando que elas estão buscando capacitação, conhecimento”, reforça Janaína.

O evento contou ainda com depoimentos de lideranças institucionais reforçando o papel cada vez mais estratégico da mulher na agricultura e na pecuária. Também fez parte da programação a palestra “A vida é um eterno movimento” da atriz, apresentadora e empresária Flávia Alessandra, que é sócia da rede de clínicas de estética Royal Face e Salão Marcos Proença e CEO da Pé no sofá Pod, Meu Ritual, Agência Family e Estúdios Family e deu diversos exemplos da importância da adaptação e coragem para superar desafios na vida pessoal e profissional. 

A fisioterapeuta Gislaine de Oliveira Leigo, do Sindicato Rural de Santa Rosa de Viterbo, definiu a participação como transformadora. A coordenadora do Senar em Sertãozinho, Manoela Guindalini Sicchieri, levou sua equipe pela primeira vez e elogiou a troca de conhecimento. Produtoras de várias regiões, como Cristiane Aparecida Pereira e sua mãe Maria do Carmo Ferreira, de Mirante do Paranapanema, e Antonia Nascimento, de Assis, também relataram aprendizado e inspiração.

O acordeonista e cantor Waldonys, encerrou a programação com uma palestra musical mesclando poesia, seguida de almoço especial para todas as participantes.