Mulheres dominam as máquinas nos canaviais: será destaque do V Encontro Cana Substantivo Feminino
11-01-2016

Um dos diferenciais no processo de qualificação do RenovAção foi a crescente participação das mulheres em cursos voltados à operação de máquinas agrícolas

O Projeto RenovAção, desenvolvido pela União da Indústria Canavieira (Unica), suas associadas e empresas parceiras, como o objetivo de qualificar ex-cortadores de cana e pessoas das comunidades de municípios canavieiros do Estado de São Paulo, formou 6.650 profissionais. De acordo com o Senai-SP, 18,5% do total dos alunos que se requalificaram nos cursos da instituição pelo Projeto RenovAção no estado de São Paulo foram do sexo feminino.

Um dos destaques no processo de qualificação do RenovAção foi a crescente participação das mulheres em cursos voltados à operação de máquinas agrícolas: colhedoras, tratores e transbordos. Isto foi resultado da percepção do próprio mercado: as mulheres são mais dedicadas e têm delicadeza no manuseio das máquinas. Por isso, houve unidade que formou grupos inteiros só de mulheres em cursos para colhedoras e transbordos.

Na Usina Furlan, em Santa Barbará d’Oeste, SP, por exemplo, em 2013, 27 mulheres foram requalificadas como operadoras de colhedora de cana e outras 10 como operadoras de trator transbordo. Montou-se uma turma para colhedora de cana exclusivamente composta por mulheres. A empresa teve essa iniciativa com a expectativa de ter um público que recebesse capacitação específica, além do zelo que há por parte das mulheres na operação do equipamento, o que permite reduzir as quebras e aumentar a produtividade.

As mulheres dominando as máquinas nos canaviais será um dos destaques do V Encontro Cana Substantivo Feminino, que acontece em 10 de março de 2016, no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto, SP.
Informações e inscrições grátis no site – www.canasubstantivofeminino.com.br