Mulheres no comando: a força feminina da Fazenda Boa Ventura
07-04-2025

A fazenda dirigida pelas irmãs Gonçalves, atua no cultivo da cana-de-açúcar, soja e na criação de gado
Na Fazenda Boa Ventura, a liderança feminina não apenas rompe barreiras, mas impulsiona o agronegócio com paixão e competência. As irmãs Lívia, Cristina e Milena, que cresceram acompanhando o trabalho do pai, hoje dividem responsabilidades e desafios, consolidando um legado de dedicação ao meio rural.
Localizada em Jaboticabal - SP e com operações em Borborema, Itápolis, Bento de Abreu e Santo Antônio do Aracanguá, a Fazenda Boa Ventura é um exemplo de gestão familiar bem-sucedida. As irmãs assumiram a administração das propriedades após o falecimento do pai em 2016, mantendo vivos os valores e propósitos que sempre os guiaram. Com produção de cana-de-açúcar, soja e gado (cria, recria e engorda), elas representam a força feminina em um setor historicamente masculino, unindo tradição, inovação e sororidade.
Desde pequenas, as futuras gestoras já faziam parte do cotidiano da fazenda. “Acho que isso começou na infância mesmo, porque, na época, nosso pai trabalhava sozinho e a gente já era da fazenda. Era normal vir para brincar e aprender”, relembra Cristina. Esse contato precoce transformou o ambiente de trabalho em uma extensão do lar, onde o aprendizado prático se misturava com a diversão e o convívio familiar.
VEJA MATÉRIA COMPLETA NA 2ª EDIÇÃO DO LIVRO MULHERES DA CANA-DE-AÇÚCAR – CLIQUE AQUI- https://www.canaonline.com.br/conteudo/livro-mulheres-da-cana-edicao-2.html