Multiplicação de cana: só se for com muda com sanidade
15-10-2015

A Syngenta também investe forte em sua plataforma de tecnologia de plantio Plene para os produtos Plene Evolve (mudas desenvolvidas para viveiros pré-primários) e Plene PB (mudas pré-germinadas).Leandro Amaral, diretor de Marketing Cana-de-açúcar da Syngenta, diz que, disponibilizam diversas variedades provenientes do CTC, IAC, Ridesa, e muitas delas com propostas interessantes de ganho de ATR ou de produtividade.

“Sabemos que introduzir uma nova variedade de cana leva um tempo, devido a característica da cultura. Tem que plantar, esperar nove meses para colher, para expandir a área, para plantar de novo, e a muda pode acelerar esse processo. Então, se o produtor tiver o entendimento do tipo de solo, condições agronômicas da propriedade dele e introduzir uma nova variedade que vai ter melhor resultado para aquela situação, os ganhos de produtividade e ATR serão diretos. O setor está começando a ficar consciente, e está percebendo que o Plene PB é a melhor tecnologia pra fazer esse processo de mudança”, observa Amaral.

De acordo com ele, as usinas estão buscando variedades precoces, para começar a safra e otimizar o ganho de ATR, pois o setor vive um ATR médio menor do que nos outros anos. Outro ponto é substituição de variedades tradicionais que estão com alguma deficiência de doenças. “O setor tem testado novas variedades para entender o comportamento desses novos materiais que são lançados todos os anos. Para saber se respondem nos ambientes específicos, conhecer seu manejo, então muitos estão buscando isso.”

Sobre o futuro do sistema, Amaral conta que visualizam que não será mais multiplicado cana que não seja através de muda de qualidade. “Isso vai trazer um ganho significativo. Em vez de os institutos mandarem cana para o produtor, a gente mandaria a muda com todas as características de qualidade. Já iniciamos esta conversa para que isso passe a acontecer.”
Veja matéria completa na editoria Especial MPB na nova edição da revista CanaOnline. Visualize a edição no site ou baixe grátis o APP CanaOnline para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br