Na Barrálcool, leveduras personalizadas promovem ganho em eficiência e diminuição de insumos
02-09-2015

A Usina Barrálcool, situada em Barra do Bugres, no interior do Mato Grosso, utiliza leveduras personalizadas no processo industrial há quatro anos. Segundo Rosimeire Missão, supervisora de controle de qualidade, a unidade utiliza hoje quatro diferentes leveduras que se adaptaram bem à realidade do processo industrial da empresa. “Percebemos que o desempenho melhorou muito. Ganhamos em eficiência, viabilidade, diminuição de insumos. A diretoria resolveu continuar com esta tecnologia.”

Segundo ela, o primeiro insumo que percebemos redução foi o ácido fosfórico, cujo consumo caiu enormente, além da diminuição do uso de antibióticos. Em termos de tempo de fermentação, a Barrálcool passou a estabilizar o processo mais rapidamente. “A eficiência da levedura superou nossa expectativa. Exemplo foi na parte de rendimento, em que conseguimos aumentar o teor alcoólico das dornas. Onde antes trabalhávamos com percentual aproximado de 7%, no máximo, hoje estamos chegando a 10%, 11% de percentual de álcool nas dornas. Isso é produtividade, é ganho para a empresa”, relata Rosimeire.

Veja matéria completa na editoria Tecnologia Industrial, na nova edição da CanaOnline. Visualize a edição no site ou baixe grátis o APP CanaOnline para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br