Na Fórmula Inter, nova categoria do automobilismo, o combustível utilizado é o etanol
19-08-2016

A Fenasucro & Agrocana é patrocinadora da Fórmula Inter e o etanol é fornecido pela UNICA

Marcos Galassi, Diretor Geral da categoria e Paulo Montabone, gerente geral da Fenasucro & Agrocana, juntos ao veículo da Fórmula Inter

O visitante da 24ª Fenasucro & Agrocana – Feira Internacional de Tecnologia Sucroenergética, que acontece de 23 a 26 de agosto em Sertãozinho, SP, poderá conhecer de perto um veículo da Fórmula Inter, nova modalidade do automobilismo brasileiro. A categoria foi lançada em Piracicaba, SP, e já faz parte do Campeonato Paulista de Automobilismo, administrado pela Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP).

De acordo com Marcos Galassi, diretor Geral da categoria, o carro Fórmula Inter foi totalmente projetado e construído no Brasil. Seu projeto de engenharia foi testado, validado e certificado em testes por meio de softwares de simulação, que asseguram o atendimento às melhores normas de segurança, resistência e eficiência torcional. Trata-se de um trabalho combinado, que envolveu as experiências de um dos mais tradicionais construtores de carros de corrida do Brasil, o Sr. José Minelli, somada a dos estudantes de engenharia da FEI, responsáveis pelos projetos dos Fórmula SAE desenvolvidos por aquela instituição, e vencedores de competições internacionais.

Cerca de 95% dos componentes do carro foram desenvolvidos e são produzidos na fábrica da Formula Inter em São Paulo, adotando soluções sustentáveis como combustível etanol e pintura com tinta à base de água. A meta é produzir 20 unidades por ano, até o momento foram sete.
O nome Fórmula Inter é uma homenagem à Interlagos, um dos circuitos mais famosos do mundo. Lugar onde tantos fizeram história, onde tantos sonhos e paixões marcaram para sempre a nossa memória. “É esse lugar que nos inspira e será o berço de muitas outras histórias que ainda vamos contar”, reverencia Galassi.

Entre os parceiros da Fórmula Inter está a Fenasucro & Agrocana e a UNICA - União da Indústria de Cana-de-Açúcar - que será a fornecedora oficial de etanol para a Fórmula Inter, que em comparação com a gasolina, aumenta a potência do motor e ainda reduz em até 90% as emissões de CO2.

A presidente da UNICA, Elizabeth Farina, acredita que a Fórmula Inter, a exemplo da categoria americana Fórmula Indy, que também usa o mesmo combustível renovável, pode se tornar uma importante plataforma de desenvolvimento tecnológico e marketing para a indústria automotiva de baixo carbono no Brasil, principalmente no segmento esportivo.

“Usar o biocombustível brasileiro em veículos de alta potência fabricado quase que inteiramente no País faz todo o sentido, não apenas pelo fato de produzirmos o etanol mais eficiente e sustentável do mundo, mas também porque a indústria da cana traz enorme prosperidade socioeconômica à nação”, afirma a presidente da UNICA, destacando que, sendo a primeira fonte de energia renovável do Brasil, a cadeia sucroenergética gera mais um milhão de empregos diretos e movimenta um valor bruto que supera os US$ 100 bilhões anualmente.
Veja mais informações na revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.