Na safra Centro-Sul 2020/21, canaviais voltam a obter níveis de ATR da época em que a cana era colhida de forma manual
26-01-2021

Índice alcança 145 kg de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada de cana-de-açúcar

Leonardo Ruiz

A safra 2020/21 no Centro-Sul do país caminha para seu fim. Apenas 10 unidades começaram o ano produzindo, sendo cinco exclusivas de etanol de milho, três processando cana-de-açúcar e duas unidades flexíveis que utilizam milho e cana-de-açúcar como matéria-prima. A expectativa é que essas companhias finalizem suas moagens nas próximas semanas. Já a safra 21/22 começa oficialmente em 1º de abril.

Após um ano bastante conturbado e repleto de incertezas – especialmente no segundo trimestre, quando o isolamento social da população diminuiu a demanda por etanol combustível -, o ciclo 2020/21 deve se encerrar de forma positiva para o segmento, seja do ponto de visto produtivo ou mercadológico. “Mesmo com todos os impactos da pandemia, o setor sucroenergético nacional mostrou resiliência frente às adversidades”, avaliou o diretor-técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Antonio de Padua Rodrigues.

No total, são esperadas cerca de 605 milhões de toneladas de cana-de-açúcar processadas, maior volume desde a safra 2016/17, quando as unidades do Centro-Sul moeram 607 milhões de toneladas. A qualidade da matéria-prima também impressionou os profissionais do setor. Com 145 kg de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada de cana-de-açúcar, o segmento voltou a obter níveis de concentração de açúcares da época em que a cana-de-açúcar era colhida de forma manual. A quesito de comparação, o ciclo 2019/20 fechou com 138,57 kg de ATR/ton de cana.

“A severa estiagem registrada nos meses de abril a setembro impactou de forma positiva na qualidade da matéria-prima. Além disso, ela acabou acelerando a moagem e fazendo com que tivéssemos um melhor aproveitamento do tempo”, afirma Padua. Segundo ele, mesmo a seca não conseguiu diminuir os níveis de produtividade, principalmente por ser uma safra com maior número de canaviais jovens.

Fonte: CanaOnline