Na São José Agroindustrial as pessoas são o centro de tudo
Os critérios de ESG, sigla em inglês para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e de Governança) foram abraçados pelos gestores da São José Agroindustrial, unidade bioenergética localizada em Igarassu, Pernambuco. Nessa área, a São José conquistou vários prêmios e certificações, como a Bonsucro.
Carina Pierrotti, coordenadora de Cultura e Bem-Estar da área de Gestão e ESG, salienta que na empresa as pessoas são colocadas no centro de tudo. “Na nossa cultura, um dos nossos valores é a valorização das pessoas e o ambiente de confiança, um ambiente transparente, onde cada um pode ser quem é”, salienta.
A empresa trabalha questões como diversidade, equidade e inclusão, e a importância desses temas para o sucesso da atividade. Uma das metas é aumentar a participação feminina na empresa. “Preparamos a nossa população, que é majoritariamente masculina, para receber essas mulheres. E realizamos ações para emponderá-las e se desenvolverem cada vez mais. Nosso objetivo principal é aumentar o número de mulheres em cargos qualificados.”
Outro ponto destacado por Carina é a valorização dos colaboradores da empresa, inserindo-os como elementos fundamentais do processo produtivo. Entre eles, os trabalhadores rurais. “Mostramos para eles a importância da atividade que realizam para a obtenção do açúcar São José. É através da mão do trabalhador rural, de sua dedicação, que a cana com qualidade chega à indústria e é transformada no melhor açúcar do mundo, o açúcar São José, que vai adoçar muitas vidas.”
Veja no vídeo mais detalhes:

