Na Sapé Agro a cana casa muito bem com grãos, eucalipto e pecuária
14-05-2015

O sistema de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) tem como objetivo obter melhor aproveitamento do terreno, através da produção de grãos ou forragens de boa qualidade, melhorando a capacidade de suporte da pastagem e obtendo uma colheita de árvores em longo prazo, gerando assim uma renda combinada de três atividades.

Com a entrada da cana nesse sistema, é possível ter o plantio de grãos nas áreas de renovação de cana, eucalipto na parte de topografia mais acidentada (prática que cresce muito nas áreas de cana não mecanizáveis), área de pastagem e canavial, que auxilia a alimentação do gado na época do inverno, por meio da silagem da cana, do bagaço ou da palha.
Um belo exemplo da participação da cana no sistema ILPF é a Sapé Agro, localizada em Maracaju, MS. Além da integração lavoura-pecuária com soja, milho e pastagem, novas tecnologias e culturas foram iniciadas na empresa, como a cana-de-açúcar e o semi-confinamento.

Hoje, as áreas de produção agrícola da fazenda estão divididas em:
- Pastagem: 388,1 (184 ha de integração milho/pasto, disponível para pecuária nos meses de julho a setembro);
- Soja: 1.868 ha;
- Milho safrinha: 1.560;
- Cana de plantio próprio: 320,73;
- Cana de plantio arrendado: 618;
- Eucalipto: 80.

Há mais de uma década a Sapé Agro utiliza o sistema que integra as atividades de agricultura de soja, milho e cana-de-açúcar com a pecuária. Segundo seus gestores, o objetivo é reformar as pastagens, melhorar as condições físicas e biológicas do solo, recuperar sua fertilidade, produzir forragem conservada para a estação seca do ano e reduzir os custos de operação da propriedade.

Na área destinada à agricultura, planta-se a safra de soja, depois a safrinha do milho e, na sequência, vem a pastagem entre julho e setembro. Dentro deste modelo de integração agricultura-pecuária, há um revezamento de culturas. Todo ano, da área total de pastagem da fazenda, uma parte passa para a agricultura, ou seja, recebe adubação.
Além de lucros com a colheita, a agricultura proporciona a reforma das pastagens a cada três anos. O resultado é a intensificação da pecuária e do melhoramento genético da raça brangus.

Veja mais informações na revista CanaOnline. Visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones e baixe também grátis as edições no celular – www.canaonline.com.br