Na Usina Bonfim, biofábrica de adubo organomineral reduz em até 30% custo de adubação
27-09-2022

O gerente agrícola da usina, Paulo Arantes
O gerente agrícola da usina, Paulo Arantes

Essa unidade da Raízen fica em Guariba, SP, e utiliza a torta de filtro não apenas para adubação de suas áreas, mas também para geração de energia elétrica limpa a partir do biogás

Rica em matéria orgânica e com elevados teores de fósforo, potássio, cálcio e micronutrientes, a torta de filtro tem se tornado um valioso complemento para nutrição das lavouras de cana-de-açúcar. Resíduo proveniente da filtração do caldo extraído das moendas, esse subproduto tem o poder de reduzir o custo de adubação ao mesmo tempo em que melhora os índices de sustentabilidade das empresas, uma vez que diminui a necessidade de aquisição e consumo de adubos químicos.

Na última quarta-feira (21), a CanaOnline acompanhou de perto as operações agroindustriais da Usina Bonfim, unidade da Raízen em Guariba, SP, unidade que utiliza a torta de filtro não apenas para adubação de suas áreas, mas também para geração de energia elétrica limpa a partir do biogás.

O gerente agrícola da usina, Paulo Arantes, explica que, após sua geração na indústria, tanto a torta quanto as cinzas das caldeiras são enviadas para biodigestores para produção de biogás e, posteriormente, energia elétrica. De lá, elas seguem para os pátios de compostagem para tratamento.

Nessa área, as cargas são revolvidas para diminuição da umidade. Uma vez atingidos os níveis desejados, esse adubo organomineral é levado para o campo, podendo ser aplicado em área total, sulco de plantio ou nas linhas de soqueira. “Esse processo tem nos auxiliado a fechar parte do ciclo de nutrição na unidade, pois estamos substituindo parcialmente os fertilizantes químicos por subprodutos gerados no processo de produção industrial da usina. Inclusive, temos alcançado uma redução de até 30% nos custos com adubação.”

https://www.youtube.com/watch?v=YPhyV8Gqs5A