Nadir Almeida da Glória é homenageado no Seminário Agroindustrial STAB
28-08-2015

O consultor e pesquisador da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), Nadir Almeida da Glória, foi homenageado durante o Seminário Agroindustrial STAB, realizado nesta quinta-feira (27/08), durante a 23ª Edição da Fenasucro & Agrocana, em Sertãozinho, SP.

O pesquisador está entre os principais especialistas e incentivadores sobre as boas práticas agrícolas, que envolvem o uso da vinhaça e demais resíduos do setor sucroenergético.
Nadir da Glória também foi o patrono do Seminário, que abordou as técnicas de uso e manejo da vinhaça e demais resíduos do setor sucroenergético. Foi um dos primeiros pesquisadores a estudar e encontrar soluções nesta área.
O seminário "A Vinhaça na Agroindústria da Cana-de-Açúcar - Nadir Almeida da Glória" teve como objetivo reunir palestrantes abordando todas as etapas da utilização da vinhaça – resíduo gerado após a destilação do caldo da cana-de-açúcar fermentado, para a obtenção do etanol. Cada litro de álcool produzido, resulta em 13 litros de vinhaça são deixados como resíduo.
No primeiro bloco, o consultor Florenal Zarpelon explanou a respeito da concentração ideal do resíduo, enquanto Valmir Barbosa, da Usina Catanduva, debateu sobre a aplicação de vinhaça concentrada no solo.
Já o consultor José Luiz Ioriati Dematte abordou a "Nutrição complementar em áreas de vinhaça", e o consultor Silvio Roberto Andrietta apresentou as "Consequências do uso de matéria-prima proveniente de áreas de aplicação de vinhaça".
Encerrando o seminário, a pesquisadora da Unesp de Jaboticabal, Marcia Mutton, falou sobre "Problemas de processamento de matéria-prima provenientes de áreas de aplicação de vinhaça para a fabricação de açúcar".