Não faltaram lançamentos na Agrishow 2016
07-06-2016

O faturamento foi apenas 2% superior ao de 2015 e o público 6% menor, mas há muito tempo não se via tantas inovações tecnológicas

Apesar de todas as dúvidas com a macroeconomia, juros altos e dificuldades de crédito a 23ª Agrishow,que ocorreu de 25 a 29 de abril em Ribeirão Preto, SP,obteve um resultado final melhor do que o registrado em 2015: movimentou R$ 1,95 bilhão em negócios até o dia 29 de maio: 2% a mais em relação à edição de 2015. Patamar que tende a ser maior considerando os negócios fechados após o término do evento. Na abertura da feira, os organizadores estimavam um faturamento igual ao do ano anterior.

Segundo a direção da Agrishow, o saldo é atribuído a fatores como valorização de commodities como a soja e à articulação dos bancos na oferta de linhas de crédito. “Acho o número muito positivo, muito alvissareiro, porque havia temores de que houvesse uma queda forte de vendas por conta desse clima [crise política/econômica]. Isso mostra a pujança desse setor econômico do agronegócio que, de fato, está sustentando a economia do Brasil”, disse o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Carlos Pastoriza.

A Feira também teve alta de 23% nas rodadas internacionais de negócios, com faturamento de US$ 18 milhões em pedidos fechados entre 46 empresas exportadoras e 18 delegações estrangeiras, de nações como Argélia, Canadá, Colômbia, Senegal e Tailândia.

Mas a Agrishow está muito longe de suas melhores marcas: o faturamento foi apenas 2% superior ao da edição de 2015 que apresentou um tombo histórico no total de negócios de 30% em relação a 2014. E o público na edição de 2016 foi de 150 mil visitantes, 6% menor que o do ano passado. Em relação à queda de público, de acordo com os organizadores e expositores, os visitantes de 2016 tinham maior interesse em finalizar compras. Muitas vezes utilizando recursos próprios, o que demonstra confiança no negócio por parte dos produtores, mesmo em um cenário de instabilidade política nacional.

Veja matéria completa na editoria Mecanização na edição 33 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.