Não relaxe com a Tiririca!
03-08-2015

Adoção de herbicidas de alta eficiência conseguiu reduzir as infestações de Tiririca nos últimos anos, porém, caso o produtor se descuide, essa planta daninha pode reduzir a produtividade da área em até 40%

Leonardo Ruiz

Com registros que datam 4600 anos antes de Cristo, a Tiririca, pertencente à família botânica Cyperaceae, é considerada uma das plantas daninhas mais agressivas encontradas até hoje. Por ser extremamente rustica e de fácil adaptação a solos de diferentes texturas e pH, com variados graus de fertilidade, ela já foi relatada praticamente no mundo todo, principalmente onde há condições de clima tropical e subtropical.

O professor adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Jataí, e doutor em agronomia com ênfase em ciência de plantas daninhas, Paulo César Timossi, explica que, dentre as espécies de Tiririca, a Cyperusrotundus tem sido a mais importante para o setor canavieiro, devido às suas características botânicas e biológicas. “A espécie é perene, com propagação vegetativa acima de 95% da dispersão e apenas pouca importância da disseminação por sementes. Ela apresenta porte baixo, atingindo, no máximo, 40 centímetros de altura e não tolera sombreamento, o que faz com que haja senescência das manifestações epígeas a partir do momento em que as entrelinhas da cana-de-açúcar ficam sombreadas”.

A disseminação da Tiririca se dá pela fragmentação de rizomas e distribuição de tubérculos presentes na camada subsuperficial (0 a 30 cm) do solo, a qual ocorre sempre na projeção das linhas de cultivo. “No início da infestação de novas áreas, essa daninha se desenvolve e propaga-se em reboleiras. Dessa forma, quanto mais o solo for movimentado, maior será a distribuição/infestação na área de cultivo”, afirma Timossi.

Veja matéria completa na editoria Herbishow na nova edição da revista digital CanaOnline. Visualize ou baixe o pdf da edição no site: www.canaonline.com.br. Ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones e carregue as edições no celular