Nem sempre é possível aplicar o herbicida no timing correto durante o período chuvoso
18-10-2022

Na estação chuvosa, as plantas daninhas têm germinação e emergência mais rápida, fato que exige o correto timing da aplicação e, muitas vezes, a associação de herbicidas com ação em pré e pós-emergência

A maior parte das aplicações de herbicidas em canaviais ocorre no período úmido. O professor associado 3, do Departamento de Produção Vegetal da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP), Pedro Jacob Christoffoleti, aponta que, durante o período úmido, a ativação do herbicida ocorre imediatamente após sua aplicação, devido à presença de umidade no solo. Além disso, nessa época, a cana apresenta um crescimento mais rápido, sendo que o fechamento do canavial também ocorre de forma mais veloz, fazendo com que o herbicida não precise de um residual tão longo.

“Por outro lado, na estação chuvosa, as plantas daninhas têm germinação e emergência mais rápida, fato que exige o correto timing da aplicação e, muitas vezes, a associação de herbicidas com ação em pré e pós-emergência.” O pesquisador afirma que, por conta disso, a atenção na hora de formular a dose deve ser redobrada, pois doses erradas podem causar alta toxicidade à cultura.

Porém, na prática, nem sempre é possível aplicar o herbicida no timing correto durante o período chuvoso, devido, principalmente, as dificuldades operacionais. Dessa forma, Christoffoleti afirma que a utilização do produto em pós-emergência também é viável. Porém, ele ressalta que, para isso, é essencial que a aplicação seja realizada na condição de pós-emergência inicial da planta daninha, ou seja, quando as folhas largas estão, no máximo, com 4 a 5 folhas e as gramíneas com 1 a 2 perfilhos. “Neste caso, é recomendado que um herbicida de ação pós-emergente seja associado a um de ação pré-emergente, ou de um herbicida que tenhas as duas ações.”

O que não é recomendado durante o período chuvoso, segundo o pesquisador, é que a aplicação seja feita em condições de pós-emergência tardia, pois neste momento a matocompetição já ocorreu e há necessidade de aplicação de herbicidas que não são completamente seletivos para a cana, exigindo aplicações em jato dirigido.

Fonte: CanaOnline