No dia 7 de maio, Frente Parlamentar Sucroenergética fará mobilização pela retomada do setor em Brasília
13-04-2015

A Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético, da Câmara dos Deputados, está articulando uma grande mobilização para o dia 7 de maio. Um dos objetivos é a reativação dos trabalhos da Frente Parlamentar, em benefício das várias demandas do setor. 

Apesar de o governo federal ter adotado algumas medidas positivas para a agroindústria canavieira no início de 2015, a cadeia sucroenergética continua padecendo das dificuldades financeiras herdadas dos últimos seis anos de crise. Quadro atualmente agravado pela turbulência econômica enfrentada pela própria economia do País. Muitas usinas foram fechadas e muitas outras continuam correndo o risco de paralisarem as operações, uma vez que o grau de endividamento que atingiram é muito alto. Um dos desafios, portanto, é encontrar uma saída para as dívidas das empresas sucroenergéticas.
Além disso, as empresas de equipamentos e serviços voltados à atividade têm alta ociosidade pela queda das encomendas, o que também tem gerado muito desemprego.
Outra área em que a agroindústria canavieira precisa de ajuda é a bioeletricidade. Muitas usinas têm grande potencial e querem comercializar energia, oriunda tanto do bagaço como da palha, mas não têm recursos ou não se sentem estimuladas, precisando de políticas públicas amplas que viabilizem os investimentos na área.
Lançada oficialmente em Brasília em 2013, a Frente Parlamentar tem muito a contribuir com o setor sucroenergético. “É muito importante que a sociedade saiba que mesmo com resultados negativos nos últimos anos e às custas de um endividamento crescente e perigoso para o setor, as empresas têm investido fortemente em tecnologia para melhorar seu desempenho, aumentar a produção e melhorar a sustentabilidade. Infelizmente, os bons resultados do lado da produção não estão se traduzindo em retorno financeiro”, afirmou Elizabeth Farina, presidente da União da Indústria da Cana-de-açúcar, ao falar em 2013 sobre a importância da atuação da Frente Parlamentar no diálogo com a sociedade.
“É hora de avançar para viabilizar a retomada do crescimento do setor sucroenergético, e a Frente Parlamentar lançada terá um papel decisivo nesse processo”, disse Farina naquela ocasião. É o mesmo que se espera da Frente Parlamentar neste momento. Que continue contribuindo com a retomada do setor.

SERVIÇO:
A mobilização do dia 7 de maio está marcada para as 8 horas, no Restaurante do Senac, 10º andar, Anexo IV da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.

Fonte: CanaOnline