No evento da Corteva, Evandro Gucci, da UNICA, apresentou ótimas notícias para o etanol
A transição energética mundial será lenta e complexa. E a melhor opção de energia verde continua sendo o etanol da cana-de-açúcar
Na última quinta-feira, 20, a Corteva Agricience realizou o evento Linear Experience, destacando seu herbicida Linear para controle de mamona e mucuna nos canaviais.
Na ocasião, Evandro Gucci, presidente da UNICA, realizou uma palestra. Destacou que o Brasil é um gigante na produção de alimentos e agroenergia, e que terá um papel ainda mais relevante.
Evandro analisou que, mesmo sem querer, o presidente dos EUA, Donald Trump, beneficia o etanol brasileiro ao retirar subsídios aos carros elétricos.
Destacou que o etanol brasileiro se apresenta como parte das soluções aos combustíveis fósseis, porém, a alternativa de eletrificação dos motores não está cumprindo o prometido. Até o momento, as novas tecnologias não estão entregando o esperado. A transição energética mundial será lenta e complexa.
“E a melhor opção de energia verde continua sendo o etanol da cana-de-açúcar. Limpa, simples, barata, escalável e replicável que existe em mobilidade”, salientou Evandro. Ainda, segundo o Presidente da UNICA, o Japão estudou durante 10 anos sobre qual seria a melhor alternativa para a mobilidade sustentável, chegou à conclusão de que é o etanol. Por isso, inicialmente, irá adicionar 20% à gasolina. O que representa, hoje, 25% da produção brasileira de etanol.
Em relação à tarifa que os EUA vão impor ao etanol brasileiro, Evandro explicou que os norte-americanos continuam comprando o nosso produto por ser de 2 a 3 vezes menos intensivo em emissões de carbono que o deles. “É essa marca que o Brasil irá intensificar para vender para o mundo o seu etanol de cana-de-açúcar”, contou Evandro.
O mercado futuro de etanol no mundo é imenso, só para atender o segmento de combustível para aviação, será necessário produzir 4 vezes mais etanol do que é produzido atualmente no mundo.
Confira vídeo com parte da palestra de Evandro Gucci.