No Paraná, cana perde área para grãos
22-09-2015

Paraná ja foi o segundo maior produtor de cana do Brasil, hoje é o quinto. Na safra pasada moeu 43 milhões de toneladas de cana, segundo Miguel Tranin, presidente da Alcopar - Associação dos Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná-, este volume deve se repetir nesta safra.

 O estado que já teve 30 unidades, nesta safra conta com 25 usinas em atividade, três fecharam definitivamente, outras duas estão vendendo sua cana para usinas vizinhas e esperam por dias melhores para voltar a moer.

 Segundo Tranin, as unidades mais antigas que estão em áreas de terras mais produtivas têm sofrido alta competição com o setor de grãos, que já engoliu muitos hectares antes ocupados pela cana. Já as unidades mais novas, estão em solos mais arenosos, pouco atrativos para a produção de grãos. "Isso tem equlibrado um pouco, se a cana estivesse apenas nos melhores solos, a perda de área para os grãos seria bem maior."

 Veja mais informações na revista digital CanaOnline. Visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablet e smartphone - www.canaonline.com.br