Noemia Aparecida de Souza é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar
16-03-2023

O livro será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino, em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC. Inscrições ESGOTADAS

No Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), as mulheres têm todas as oportunidades que precisam para gerar conhecimento. E belos exemplos não faltam! Noemia Aparecida de Souza trabalha no Centro há 40 anos. “Tive a sorte de muito cedo saber onde queria atuar. Quando entrei no colégio e vi um laboratório da escola, meus olhos brilharam e eu pensei: ‘é aí que eu quero estar’”.

Começou a trabalhar no CTC na área do Melhoramento, como assistente de pesquisa II, especificamente na Nematologia. “E tive o prazer de ser liderada por uma das mais competentes mulheres no mundo da cana: a Leila L. Dinardo -Miranda, minha primeira chefe e quem me introduziu no setor canavieiro.”

Ela passou pela área de etanol 2G, participando do screening e da montagem de um banco com mais de 2.000 microrganismos. Hoje atua na área de Ciências Regulatórias, respondendo pelas análises de Expressão de Proteínas BT nos eventos transformados pela companhia. “Estar nessa área é um enorme orgulho, pois a ciência envolvida para obter a liberação de canas transformadas coloca o CTC como referência e na vanguarda da Cana BT.”