Nordeste quebra paradigmas e reabre usinas, enquanto restante do país fecha
11-11-2015

Em Pernambuco, Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP (Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco) e da Unida (União Nordestina dos Produtores de Cana), diz que a articulação que tem resultado na reativação de usinas está positivamente na contramão do que acontece em nível nacional no setor. “Estamos quebrando paradigmas. Isto porque estamos reabrimos usinas no Estado, por meio de cooperativas de fornecedores de cana, a exemplo do que aconteceu com as usinas Cruangi (a partir da safra passada) e Pumaty (na safra atual).”

E em Alagoas o mesmo começa a ocorrer, salienta Lima, seguindo igual caminho feito em PE, já que a Cooperativa dos Produtores Rurais do Vale de Satuba (Coopervales), arrendou a usina Uruba, localizada no município de Atalaia. A unidade industrial deverá entrar em funcionamento na primeira quinzena de novembro. De acordo com o presidente da Coopervales Túlio Acioly Tenório, inicialmente cerca de 1.500 postos de trabalho diretos serão reabertos. “Quando estiver a todo vapor, a Uruba vai empregar aproximadamente três mil pessoas no campo e na indústria. Isso vai mudar a economia nos municípios do entorno da usina.” A previsão de faturamento na safra 2015/2016 é de R$ 77 milhões.

Ao falar sobre o trabalho que tem resultado na reabertura de unidades, Lima destaca que o cooperativismo é a única saída dos fornecedores. “Sem ele, estaremos fadados a desaparecer. A reabertura das usinas por cooperativas de fornecedores de cana é a redenção da nossa classe. Estamos cansados de moer cana para algumas usinas que não pagam pela nossa matéria-prima. Além disso, cartelizam com outras unidades para não comprarem cana com preços maiores dos fornecedores. Foi então que em Pernambuco, por meio de cooperativas dos fornecedores, já reabrimos duas unidades; em alagoas, mais uma”, afirma.

Veja matéria completa na editoria Nordeste na nova edição da CanaOnline. Visualize no site ou baixe grátis o aplicativo da CanaOnline para tablets esmartphones – www.canaonline.com.br