Nova configuração do Muda Cana amplia participação de produtores
05-06-2018

Programa de capacitação contínua da Orplana contará com plataforma de Ensino a Distância e extensão no campo

Renato Anselmi

Modificações no programa de capacitação contínua, conhecido como Muda Cana – que é uma iniciativa da Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana) – vão beneficiar um maior número de produtores, de acordo com Celso Albano de Carvalho, gestor executivo da entidade.
A nova configuração do programa, que terá plataforma de Ensino a Distância (EAD) e extensão no campo, possibilita que todos os produtores interessados se inscrevam no Muda Cana. Para isto, é preciso apenas estar vinculado a uma das 32 associações filiadas à Orplana.

No formato anterior, a participação estava restrita a 110 fornecedores de cana por entidade – cinco por ano –, o que totalizaria 3.520 associados em pouco mais de seis anos. O treinamento presencial – agora, substituído por videoaula – era um fator que limitava a participação.

A utilização da plataforma EAD permite uma maior capilaridade do programa, criando condições para uma ampla adesão dos produtores – ressalta Celso Albano. “Conseguimos com a Solidaridad – que é um dos pilares do Muda Cana – uma plataforma digital de engajamento e de conscientização para a melhoria contínua”, informa.

Baseado na implantação do tripé “gestão do negócio, matriz de risco, produtividade e sustentabilidade”, o programa dará suporte para que a atividade do fornecedor de cana se torne cada vez mais lucrativa, competitiva e sustentável.

“O futuro do produtor de cana”, tema que está inclusive direcionando diversas ações e projetos da Orplana, mostra que é questão de sobrevivência assimilar e se adequar às mudanças que estão ocorrendo na atividade – destaca o gestor executivo da entidade.


A próxima etapa do processo de implantação do Muda Cana será a elaboração de uma plataforma digital de estudo. “O produtor terá acesso a dois ambientes”, esclarece. No primeiro deles, ele poderá assistir vídeos “instigadores”, que desempenham um papel semelhante ao da integração de uma escola – enfatiza.
Os vídeos mostrarão a importância de ter um bom controle financeiro, a necessidade de se preparar para o cumprimento das legislações e normas relacionadas ao trabalho, segurança do trabalho e meio ambiente, os diferenciais de um fornecedor que tem eficiência produtiva – exemplifica.

Esse panorama sobre o processo de transformação, proporcionado pelo Muda Cana, será acessado no “Faming Solution”, plataforma da Solidaridad utilizada em diversos países para cadeias específicas, como algodão, soja, citros, cana, cacau, pecuária. A de cana no Brasil, resultante da parceria da Solidaridad e Orplana, retrata a visão do Muda Cana.

Neste primeiro ambiente, o produtor fará também o registro de sua participação no programa, que vai gerar um número de inscrição para ser utilizado em todas as atividades digitais do Muda Cana. Ele também responderá um questionário de autoavaliação que indicará disciplinas que precisará estudar para o atendimento de suas demandas específicas de capacitação.

Veja matéria completa na editoria Capa na edição 54 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.