Novas tecnologias e desempenho varietal foram destaques do primeiro dia do Encontro de Variedades
24-09-2015

Começou ontem (23 de setembro), no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, o 9º. Grande Encontro sobre Variedades de Cana-de-açúcar do Grupo IDEA. Cerca de 500 profissionais participam do evento.

Este primeiro dia do seminário foi marcado pela apresentação de tecnologias voltadas à cultura canavieira, como o Programa de Eficiência Agronômica, da Syngenta; o Ethrel, da Bayer CropScience; o Atrium, da UPL; o Riper, da Ihara; e o Centurion, da Arysta.
O Grupo Guarani apresentou suas práticas de avaliação de desempenho e recomendação das variedades de cana.
Já o período da tarde foi a vez dos programas de melhoramento de cana, que atuam no Brasil, apresentarem o desempenho de suas variedades, relatarem técnicas de manejo e lançarem novos materiais.
O primeiro programa de pesquisa a se apresentar foi o da CanaVialis/ Monsanto, relatando o desempenho comercial das variedades da empresa.
O IAC (Instituto Agronômico) apresentou os ganhos de produtividade da nova geração de variedades IAC no Centro-Sul.
Já a RIDESA UFSCar (Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético da Universidade Federal de São Carlos) mostrou a proposta da instituição para o controle de doenças incidentes em cana-de-açúcar, como carvão, ferrugem alaranjada e mosaico, baseada na utilização de variedades resistentes. A RIDESA também apresentou o censo varietal nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Já o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) realizou três palestras: perfil das variedades aptas à mecanização, resultados das variedades CTC série 9000 e lançamento de dois novos materiais, realizado na palestra “Hiperprecocidade e produtividade em ambientes restritivos”. As novas variedades lançadas pelo CTC são: CTC POWER 9004M e CTC SWEET 9005HP.

COM A PALAVRA, AS USINAS
Amanhã, no segundo dia do seminário, subirão ao palco para se apresentarem profissionais de diferentes grupos sucroenergéticos do Centro-Sul para apresentarem suas experiências com variedades de cana. As palestras de amanhã serão as seguintes:
- Resultados das avaliações e recomendações de manejo varietal no Grupo Nova América;
- Recomendações de manejo de variedades para regiões mais secas e floríferas do Centro-Sul (Grupo SJC Bioenergia);
- Desempenho e destaques varietais no Grupo Pedra;
- A evolução do elenco varietal no Grupo São Martinho.

No encerramento do evento, o engenheiro Dib Nunes apresentará uma avaliação do manejo varietal praticado nas usinas do Centro-Sul do Brasil.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.