Novidades em colheita de cana mecanizada: um dos temas abordados no 18º Seminário de Mecanização
07-03-2016

O Seminário acontece em Ribeirão Preto nos dias 30 e 31 de março

O 18º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-açúcar trará vários temas de grande relevância para o setor sucroenergético. Em um dos painéis mais aguardados, os três fabricantes de colhedoras (Case IH, John Deere e Valtra/AGCO) apresentarão suas novidades, algumas inclusive guardadas a sete chaves.
“Todas as marcas trarão muitas novidades e quem ganhará com isso será o setor, que terá à disposição informações sobre o que essas empresas estão fazendo em termos de tecnologias para reduzir custos e diminuir perdas”, afirma.

MANUTENÇÃO, INDICADORES OPERACIONAIS E ALTA PERFORMANCE
Uma das palestras mais interessantes do evento será apresentada pelo engenheiro Luiz Nitsch, da Sigma Consultoria Automotiva, que abordará a manutenção mecânica e pneumática de implementos rodoviários. “A abordagem desse tema é inédita. Vamos trazer informações de uma área que tem sido deixada em segundo plano e tem custo altíssimo para as usinas. Hoje chega a custar 30% de toda manutenção.”
Outro ponto alto do evento ficará a cargo do engenheiro Sidnei Bortolozzo, que apresentará um sistema de alta performance operacional que, ao ser adotado por uma grande usina, permitiu reduzir o desgaste das máquinas e obter bons rendimentos.
Haverá também uma palestra do engenheiro Ângelo Banchi, da ASSISTE, sobre indicadores operacionais, em que serão apresentados números atualizados que são adotados como “benchmarking” para melhorar a performance da frota.

TEMAS DE GRANDE RELEVÂNCIA
Dib destaca que o seminário deste ano trará ainda palestras sobre o uso correto de pneus e o melhor uso do piloto automático, além de muitas dicas para o recolhimento da palha. O evento também abordará os benefícios do plantio usando MPB (Mudas Pré-brotadas) no sistema de Meiosi totalmente mecanizado – método que foi criado e aperfeiçoado pelo engenheiro Júlio Vieira de Araújo, da Usina São José da Estiva. “Este sistema tem reduzido muito o custo de implantação do canavial e deve ser o futuro do plantio mecanizado”, lembra Dib.
“Também teremos uma palestra específica sobre quanto custa produzir uma tonelada de cana, enfocando os valores que mais pesam nesse cálculo, a participação do transporte, da colheita mecanizada, dos tratos culturais, relacionando os custos com a produtividade”, explica Dib Nunes.
“Pela relevância dos temas que serão abordados, não é errado dizer que se trata de um dos eventos técnicos mais importantes do setor.”
O 18º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar acontece nos dias 30 e 31 de março de 2016, no Centro de Eventos Taiwan, em Ribeirão Preto, SP. Para inscrições e outras informações acesse: www.ideaonline.com.br.

SERVIÇO:
18º Seminário de Mecanização e produção de cana-de-açúcar
Data: de 30 a 31 de março
Local: Centro de Eventos Taiwan
Endereço: Rod. Ribeirão - Bonfim Paulista
Bairro: Royal Park
Mais informações: (16) 3211-4770
Inscrições: http://www.ideaonline.com.br

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.