Novo canavial exige novas tecnologias
18-11-2014

O canavial agora pode contar com Heat®,um novo herbicida que promete um golpe fulminante para plantas daninhas de folhas largas de difícil controle, para uso em cana-planta até o quebra-lombo, associado a graminicidas.

Luciana Paiva

O canavial mudou. Cada vez menos o fogo faz parte do cenário. A cana crua ocupa o lugar da cana queimada. Na hora do corte, os facões foram substituídos pelas colhedoras e a palhada da cana passou a cobrir o solo. A palha trouxe ganhos agronômicos – comomaior retenção de água, fornecimentode nutrientes – e ganhos econômicos ao servir como matéria-prima para a produção de energia e etanol de segunda geração.
No entanto, segundo Pedro Jacob Christoffoleti, pesquisador e professor da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ/USP), a extinção do fogo e aextensa camada de palha proporcionam alterações no microclima dos canaviais como mudanças na intensidade de luz, temperatura e na umidade do solo.Essas características alteraram a flora infestante dos canaviais. Nos últimos anos, foi notado um aumento bastante expressivo de espécies de plantas daninhas que, até o início dos anos 2000, não eram facilmente encontradas, como Mamona, Mucuna, Merremias, Melão-de-são-caetano e Ipomeias.
Chamadas de 4MI’s, essas daninhas de folhas largas tornaram-se um dos principais problemas desse novo canavial que passou a existir com a mecanização da colheita de cana crua.Essas plantas, além de provocar competição por água, luz e nutrientes, podem acarretar sérios problemas à colheita mecanizada, já que “embucham” as máquinas e impedem que a colheita seja realizada de forma normal.
Para o consultor Weber Valério, sócio da Consult Agro e AgroAnalítica, quem passa sufoco para controlar gramíneas deve rever seus métodos, pois não faltam boas opções de controle. Atualmente, para o consultor, o problema está em conter a disseminação das folhas largas.

Veja matéria completa na edição 15 da revista CanaOnline, na editoria Soluções Integradas. Visualize no site ou baixe o aplicativo grátis para tabletes smartphones – www.canaonline.com.br