Novo método operacional de colheita de cana proporciona aumento do rendimento operacional da colhedora e na quilometragem do transbordo
24-04-2017

Carlos Abdo: “Registramos aumentos de 5% a 30% no rendimento operacional da colheita e de 10% a 30% na quilometragem do transbordo”
Carlos Abdo: “Registramos aumentos de 5% a 30% no rendimento operacional da colheita e de 10% a 30% na quilometragem do transbordo”

Chamado de LOC, método consiste em um serviço que prevê a entrega de um roteiro ao gestor de forma a otimizar a colheita

 

O diretor da Agroabdo Consultoria Agrícola, Carlos Abdo, explica que a eficiência de um bom corte mecanizado de cana se dá em função de determinadas variáveis: como "layout" do bloco de colheita, variedade plantada, equipamentos, operadores das colhedoras e transbordos, manutenção dos equipamentos e logística de corte e transporte.

Com base nesses fatores, a Agroabdo desenvolveu um sistema de planejamento da colheita mecanizada visando atuar na parcela de maior custo da cana: o CTT (Corte, Transbordo e Transporte), otimizando a estrutura de corte e de transbordamento a fim de maximizar os rendimentos da colheita.

Chamado de LOC (Logística Otimizada de Colheita), o método consiste em um serviço que prevê a entrega de um roteiro ao gestor da colheita em forma de mapas e relatórios, ou com arquivos de dados integrados ao sistema do cliente, de forma a otimizar a colheita definindo o planejamento de alocação das colhedoras nos blocos de colheita, de maneira que haja um melhor aproveitamento do tempo da colhedora (diminuição de paradas por falta de transbordos) e uma regularidade de entrega horária de cana na usina. É também uma ferramenta para a integração da operação com a manutenção dos equipamentos pela previsibilidade da utilização da estrutura das mudanças das frentes, agendamento das manutenções nas horas disponíveis e consequente redução de quebras.

“O LOC utiliza técnicas de programação linear que permitem um aproveitamento eficiente dos equipamentos na operação de colheita da cana-de-açúcar, definindo os pátios de carregamento dos caminhões e os tempos envolvidos no corte e transbordamento da carga”, explica Abdo.

O consultor conta que o sistema está instalado em cerca de 20 mil hectares e já acarretou grandes benefícios para as usinas que o adotaram. “Registramos aumentos de 5% a 30% no rendimento operacional da colheita e de 10% a 30% na quilometragem do transbordo.”

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.