Novo perfil profissional direciona processos de contratação nas unidades sucroenergéticas
03-02-2022

Tema será debatido em live promovida pela CanaOnline, que acontece nesta quinta-feira, com a participação de Henrique Gomes, sócio da Ação Consultoria, e de gestores de RH de unidades e grupos sucroenergéticos  

Renato Anselmi

O perfil de profissionais contratados por unidades e grupos sucroenergéticos teve alterações significativas ao longo dos anos – constata Henrique Gomes, sócio da Ação Consultoria & Treinamento, empresa com 25 anos de atuação no mercado e 13 anos no setor sucroenergético. “As mudanças são impactantes. Por isso, é preciso entender as regras do jogo para jogar o jogo certo”, alerta.

Para esclarecer quais são os novos requisitos exigidos pelas empresas do setor no processo de seleção e contratação, Henrique Gomes participa da live “Qual o perfil do profissional para o setor sucroenergético?”, que será realizada pela CanaOnline nesta quinta-feira, 3 de fevereiro, das 15h às 16h45. Com a presença também de gestores de RH de usinas, o evento será transmitido via YouTube, Linkedin e Facebook da CanaOnline.

Segundo Henrique Gomes, a tecnologia e, mais especificamente a transformação digital, acelerada pela Covid, mudou muita coisa no trabalho. As empresas passaram a exigir, há alguns anos, não somente uma boa formação na área de atuação de cada funcionário. Querem também que os integrantes de sua equipe sejam bem-informados – relata. Anteriormente, as exigências estavam mais voltadas à obediência e à disciplina no cumprimento dos horários e no desempenho das tarefas de cada função. A iniciativa dos funcionários também era valorizada – compara.

No mundo corporativo envolvido com tecnologia, competitividade e sustentabilidade, o perfil desejado para os profissionais apresenta maior complexidade. O funcionário precisa saber lidar com pessoas, estar aberto ao feedback, ter preocupação com as questões de segurança do trabalho – exemplifica. De acordo com ele, as pessoas devem demonstrar interesse em construir carreira, aproveitar as oportunidades. Precisam se preocupar com a melhoria contínua – enfatiza. Segundo o sócio da Ação Consultoria, a liderança deve elaborar propostas sintonizadas com a ESG (sigla em inglês para “Environmental, Social and Governance”, que significa “Ambiental, Social e Governança”).

Outro aspecto a ser considerado é a questão da diversidade para que não ocorram atitudes preconceituosas no trabalho – observa. Em diversas unidades sucroenergéticas, o quadro de funcionários é integrado por 90% de pessoas do sexo masculino. Há profissionais também de outros estados, com outra cultura – constata. “As empresas precisam de pessoas que saibam lidar com a diversidade. Haverá ganhos para todos, além de ser justo”, comenta.

O novo perfil de profissionais contratados valoriza a questão comportamental, além da formação técnica. Uma das soluções disponibilizada para o mercado pela Ação Consultoria & Treinamento – informa Henrique Gomes – é desenvolver, de maneira compartilhada com as unidades e grupos sucroenergéticos, processos de seleção e de contratação de pessoas que atendam às expectativas das empresas e de áreas especificas das organizações. “Não fazemos a seleção. Prestamos consultoria no desenvolvimento do processo”, esclarece.

Com experiência e conhecimento para gerenciar todos os processos da área de Recursos Humanos, a Ação Consultoria desenvolve, por exemplo, treinamentos (customizados, indoor e outdoor, presencial ou a distância) para diferentes áreas, programas voltados às lideranças, modelos de gestão por competências, realiza pesquisa salarial & benefícios, entre outras atividades.“O processo de seleção e contratação dos profissionais – do operacional e dos líderes” será um dos temas debatidos por Henrique Gomes na live promovida pela CanaOnline. Com uma trajetória de realização de consultoria para empresas nacionais e multinacionais dos mais variados segmentos, o sócio da Ação Consultoria possui MBA em Liderança, Inovação e Gestão pela PUC; MBA em Marketing e Vendas pela FMU e Especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela FGV.  

A live terá ainda como temas: o perfil profissional desejado pela empresa; os diferenciais mais valorizados; os principais desafios para formar e manter o quadro de funcionários; o que é feito para atrair e reter talentos, como a empresa lida com a questão da diversidade.

Participam também da live “Qual o perfil do profissional para o setor sucroenergético?”:

* Bruna Teixeira - Ger. de Parceria de Negócios da Raízen;

* Carlos Leston Belmar - Diretor de RH da Tereos;

* Cesar Bresciani - Diretor de RH da BP Bunge Bioenergia;

* Juliano Pereira - Diretor Adm e RH da Usina Coruripe;

* Silvana Sacramento - Dir. Exec. de Pessoas & Organização da Atvos

 

Serviço

Live “Qual o perfil do profissional para o setor sucroenergético?”

Realização: CanaOnline

Data e horário: Quinta-feira (03/02), das 15h às 16h45

Endereços: O evento será transmitido ao vivo nos canais digitais da CanaOnline:

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=2Zh61B4jEIM

LinkedIn: https://www.linkedin.com/video/event/urn:li:ugcPost:6892529962327322624/

Facebook: https://www.facebook.com/221708711305971/posts/2590759094400909/