Núcleo de Mediação de Conflitos em Costa Rica comemora cinco anos de atuação
28-09-2022

Iniciativa realizada pela Atvos e instituições públicas da região oferece soluções para desentendimentos e impasses dos moradores da cidade

Mato Grosso do Sul, 27 de setembro de 2022 – Com o objetivo de promover os princípios da conciliação, o Núcleo de Mediação de Conflitos Investigador Maurício Bortoluzzi Cadore comemora neste mês cinco anos de atuação. Localizado na cidade de Costa Rica (MS), uma das pioneiras no estado a implementar esse tipo de serviço à população, o Núcleo é fruto da parceria entre a Atvos, uma das maiores produtoras de etanol do país, e o Poder Público Estadual, por meio da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e a Prefeitura Municipal de Costa Rica.

Com cerca de 21,5 mil habitantes, o município costarriquense desenvolveu o projeto em 2017 para solucionar desentendimentos e impasses dos moradores da região, evitando assim a judicialização de processos e fortalecendo a implementação da cultura de pacificação. Desde a inauguração do Núcleo, mais de 2 mil moradores da região já foram beneficiados a partir dos atendimentos realizados.

“Acompanhamos com muito orgulho mais um ano de sucesso dessa iniciativa, que está em linha com propósito da Atvos de desenvolver projetos que buscam promover melhorias nos índices de qualidade de vida dos moradores das comunidades localizadas no entorno das nossas operações”, afirma Chafick Luedy, gerente de Pessoas & Administração do Polo Taquari da Atvos, do qual a Unidade Costa Rica faz parte.

Para Maria Augusta Dias, coordenadora do Núcleo de Mediação de Conflitos, a quantidade de atendimentos realizados em cinco anos mostra que as pessoas estão mais engajadas em resolver suas divergências de forma pacífica e conciliatória. “Isso mostra uma grande evolução em todos os sentidos, de comunidade, de qualidade de serviço ao público, de melhoria de vida na cidade de Costa Rica e região. Agradecemos a parceria de todas as instituições públicas e privadas envolvidas no nosso crescimento e reforçamos que continuaremos atuando da melhor forma para contribuir ainda mais com a resolução pacífica dos casos”, diz.

Os conflitos são inerentes à vida em sociedade, especialmente em vista às transformações de ordem política, social, econômica e cultural. A solução deles por meio do consenso entre as partes tem sido uma prioridade para o Núcleo de Mediação de Conflitos em Costa Rica. Em geral, os casos atendidos são divergências que envolvem acordos comerciais, incômodos na vizinhança, apropriações indevidas de bens e imóveis, questões familiares, entre outros.

Por meio do programa socioambiental da Atvos, o Energia Social, a companhia colaborou com investimentos voltados para a construção do prédio que fica anexado à Delegacia de Polícia Civil da cidade, e para os treinamentos de voluntários para atuarem como mediadores desses desentendimentos.

Sobre a Atvos

A Atvos é uma empresa de bioenergia, sendo a segunda maior produtora de etanol do país. A partir da cana-de-açúcar, a companhia tem capacidade para produzir 3 bilhões de litros de etanol, que podem movimentar 60 milhões de carros compactos; 700 mil toneladas de açúcar VHP, capaz de adoçar 20 milhões de festas de aniversário; além de cogerar 3,1 mil GWh de energia elétrica a partir de biomassa, suficiente para abastecer uma população de 15 milhões de pessoas. Possui mais de 9 mil integrantes nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde estão localizadas suas nove unidades agroindustriais.

Como um player relevante na geração de energia renovável e limpa, a empresa emitiu mais de 2,4 milhões de créditos de descarbonização (CBIOs) por meio do programa Renovabio na safra 2020/21, tornando-se uma das maiores emissoras de títulos do mercado. Ainda pela frente socioambiental, conta com o Energia Social, que apoia projetos voltados para temas como educação, cultura, saúde, segurança, meio ambiente e atividades produtivas. A iniciativa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento socioeconômico e promover melhoria na qualidade de vida das comunidades onde a companhia atua.

Assessoria