Nutrição complementar em cana-de-açúcar
05-09-2016

O canavial bem nutrido possui um sistema radicular maior

Durante o 3º Seminário do 2ºCiclo de Seminários Agrícolas de 2016, ocorrido na Embrapa Agropecuária Oeste, em 18 de agosto.O engenheiro da Usina Cerradão, localizada no Triângulo Mineiro, Michel da Silva Fernandes, trouxe exemplos da realidade de onde trabalha para os técnicos presentes no evento. Segundo ele, o ATR da cana (Açúcar Total Recuperável, que representa a capacidade da cana-de-açúcar de ser convertida em açúcar ou álcool) tem caído ano a ano. "Depois de alguns anos difíceis, a previsão para 2016 é muito boa", disse.

Mas também lembrou que a nutrição complementar é importante para aumentar a produtividade da planta: calagem, gessagem, fosfatagem, adubação verde, adubação orgânica, adubação mineral no sulco do plantio (potássio e fósforo), adubação com micronutrientes via solo ou via tolete e via aérea. "A aplicação de micronutrientes auxilia muito e dá muita resposta. Zinco, boro e manganês, por exemplo, são indispensáveis", falou Fernandes.

O canavial bem nutrido possui um sistema radicular maior, o que, de acordo com Fernandes, contribui para o controle de doenças e pragas, melhora a resistência à deficiência hídrica. "Os solos da área da Usina, são pobres em micronutrientes. Nos experimentos que realizamos, a média de incremento é de 19 toneladas. A média de adubação no sulco e foliar é de 15 toneladas de incremento, em todos os experimentos", afirmou.

O 3º Seminário do 2ºCiclo de Seminários Agrícolas de 2016 foi realizado pelaBiosul e da Embrapa, com organização da TCH Gestão Agrícola, e apoio da Famasul, Fundação MS e Sulcanas.

Veja mais informações na revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.