Nutrição complementar personalizada incrementa produção dos canaviais e a rentabilidade ao negócio
16-12-2022

Nutrição complementar é uma excelente alternativa para ganhos de produção, formando canaviais com alto vigor, muitas raízes e muitos perfilhos. Crédito de foto: CanaOnline
Nutrição complementar é uma excelente alternativa para ganhos de produção, formando canaviais com alto vigor, muitas raízes e muitos perfilhos. Crédito de foto: CanaOnline

Eleita a melhor empresa de nutrição vegetal do Brasil, a Ubyfol desenvolve produtos específicos à lavoura canavieira há quase 40 anos

Leonardo Ruiz

Via solo ou foliar, a nutrição complementar tem sido uma importante ferramenta para verticalização da produção de cana-de-açúcar no Brasil. Num momento em que a abertura de novas áreas agricultáveis deixa de ser uma opção viável – especialmente do ponto de vista da sustentabilidade –, o aporte de micro e macronutrientes, além do uso de bioestimulantes e enraizadores, tem possibilitado uma recuperação da vida dos solos - empobrecidos e depauperados após anos de atividade intensa - ao mesmo tempo em que incrementa a produtividade e longevidade das áreas e, consequentemente, a rentabilidade do negócio.

Atualmente, grande parte do setor canavieiro já incorporou a nutrição complementar em seu manejo de safra, principalmente durante o plantio e o crescimento vegetativo. Por outro lado, existe uma ampla gama de tecnologias que seguem inexploradas. Produtos pré e pós-seca e pré-maturadores, por exemplo, são soluções que estão disponíveis no mercado nacional e que podem auxiliar na obtenção de melhores margens.

Na visão de Raiza Machado, Gerente Regional de Vendas da Ubyfol, multinacional brasileira especialista em nutrição vegetal, os canavicultores já enxergam os benefícios da nutrição complementar como uma alternativa para ganhos de produção. Segundo ela, o conhecimento em fisiologia vegetal avançou de tal maneira nos últimos anos, que as discussões são cada vez mais técnicas dentro das empresas.

No entanto, salienta que ainda há espaço para crescer, especialmente se levado em conta o fato de que a nutrição complementar é um tipo de manejo com alto potencial, capaz de entregar grandes resultados num curto espaço de tempo. “Em poucos meses é possível incrementar a produtividade agrícola das áreas em até 10 ton/ha. Lembrando, porém, que esse aumento na produção está atrelado a qualidade das tecnologias aplicadas, que devem ser simples, eficientes e desenvolvidas para cada situação.”

“Não temos produtos adaptados de outros cultivos. Todo nosso portfólio foi desenvolvido com base nas necessidades e particularidades da cultura canavieira”, ressalta Raiza Machado, Gerente Regional de Vendas da Ubyfol

Crédito de foto: Divulgação Ubyfol

Líder absoluta no segmento de nutrição vegetal, a Ubyfol tem a cana-de-açúcar em seu DNA. Fundada em 1985, tem como foco o desenvolvimento de soluções pensadas especificamente para auxiliar os canavieiros nos desafios do dia a dia. “Não temos produtos adaptados de outros cultivos. Todo nosso portfólio foi desenvolvido com base nas necessidades e particularidades da cultura, contemplando todas as etapas do seu ciclo, do tratamento de toletes a maturação dos colmos, passando também pela rebrota pós-colheita”, observa a Gerente Regional de Vendas.

A ampla gama de produtos canavieiros da multinacional inclui: micro e macronutrientes; bioestimulantes; produtos que potencializarão o uso de maturadores e, consequentemente, o acúmulo de sacarose; soluções que irão preparar os canaviais para o déficit hídrico e, posteriormente, recuperá-los após períodos de estresse (secas e geadas); ferramentas para revitalização pós fitotoxicidade e melhoria de resistência fúngica e adjuvantes que garantem o máximo de aproveitamento de nutrientes e defensivos nas pulverizações agrícolas.

Pré-maturador garante maior eficiência no processo de maturação do canavial, contribuindo para o aumento de ATR

A nutrição complementar surge como principal ferramenta, principalmente durante a fase de maturação da planta

Crédito de foto: CanaOnline

Após algumas safras marcadas por quebras de produtividade, o setor bioenergético precisa investir na lavoura a fim de recuperar parte dessa produção perdida. Nesse cenário, a nutrição complementar surge como principal ferramenta, principalmente durante a fase de maturação da planta, etapa em que a cana-de-açúcar centraliza seu metabolismo na produção e translocação de sacarose para os colmos, incrementando dessa forma os volumes de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR).

Pensando nisso, a Ubyfol lançou um pré-maturador voltado ao fornecimento balanceado de nutrientes para um bom desenvolvimento da cultura. A Gerente Regional de Vendas da multinacional, Raiza Machado, explica que a solução entrega maior eficiência no processo de maturação.

No entanto, essa eficiência pode ser ampliada, uma vez que, a utilização conjunta de maturadores e nutrientes em pré-colheita resulta em matéria-prima de melhor qualidade tecnológica. Promovendo ganhos em toneladas de cana por hectare (TCH), toneladas de açúcar por hectare (TAH) e açúcar total residual (ATR).

Assim, para otimizar os resultados oferecidos pelo pré-maturador, a Ubyfol disponibiliza o “Peso+”, um fertilizante mineral misto que fornece nutrientes fundamentais para a atividade fotossintética e maior armazenamento de sacarose. Entre eles, destaca-se o potássio, responsável pelo equilíbrio do teor de açúcar nos colmos e o acúmulo nas folhas; o magnésio, que favorece o processo de fotossíntese; o boro, atuante em todo o ciclo da planta e no transporte de sacarose até o colmo, e o enxofre, responsável pela formação de proteínas.

O produto pode ser utilizado junto ao maturador químico, formando uma base forte de maturação e elevando exponencialmente os ganhos industriais e agronômicos. “O ‘Peso+ veio para fechar de forma completa o ciclo da nutrição complementar”, salienta Raiza.

Tecnologias preparam canavial para o déficit hídrico e aceleram recuperação após intempéries

A Ubyfol possui uma tecnologia que prepara a cana-de-açúcar para os períodos secos do ano, deixando-a mais resistente ao estresse hídrico

Crédito de foto: CanaOnline

Além de pragas, doenças e plantas daninhas, o clima vem se apresentando nas últimas safras como um dos principais vilões de produtividade agrícola da cana-de-açúcar. A safra 2021/22 é o mais claro exemplo. Naquele ciclo, a produção no Centro-Sul – maior região produtora do país – foi fortemente abalada em função de um longo e severo veranico, de geadas que atingiram mais de 10% da área de colheita e de focos de incêndio.

Sem controle sobre o clima, resta ao setor se munir de ferramentas que permitam preparar os canaviais para tais condições climáticas adversas. Posteriormente, é importante o aporte de tecnologias que acelerem a recuperação das áreas após intempéries.

Raiza explica que a Ubyfol possui uma tecnologia que prepara a cana-de-açúcar para os períodos secos do ano, deixando-a mais resistente ao estresse hídrico. “O ‘Verdatto’ mantém o equilíbrio metabólico através da promoção de maior atividade fotossintética e enzimática, minimizando as perdas ocasionadas pela seca e garantindo uma preservação das toneladas de cana e de açúcar por hectare (TCH e TAH).”

Após períodos de estresses, como secas e/ou geadas, a profissional recomenda o uso do “Kymon Plus”, o bioestimulantes da Ubyfol dotado de aminoácidos essenciais que irão agir diretamente sobre o metabolismo das plantas, poupando o gasto energético e auxiliando na produção de enzimas, proteínas e hormônios. “Esse processo acelera a recuperação dos canaviais, permitindo que os nutrientes aplicados posteriormente sejam absorvidos em sua totalidade e com a mais alta eficiência.” Lembrando que o “Kymon Plus” também pode ser utilizado no sulco de plantio e durante o crescimento vegetativo da planta. 

Ubyfol busca levar ao agricultor soluções simples, unificadas, eficientes e amparadas no conhecimento científico e tecnológico da companhia

Soluções Ubyfol fundamentais para a obtenção de canaviais mais produtivos, com mais açúcar e maior longevidade

Crédito de foto: CanaOnline

As cinco maiores produtividades médias do Estado de Goiás possuem algo em comum: todos utilizam produtos Ubyfol. “Não é coincidência, é fruto de um manejo de excelência que inclui ferramentas Ubyfol”, garante Raiza, ressaltando que esses números são fruto do árduo trabalho da companhia voltado ao setor sucroenergético nacional.

“Nossas equipes de campo são formadas por diversos especialistas, aptos a recomendar as melhores soluções de acordo com as necessidades de cada cliente e características de cada propriedade. Enquanto isso, dentro dos laboratórios e fazendas experimentais, pesquisadores e técnicos trabalham incansavelmente no desenvolvimento de novas tecnologias capazes de agregar máximo valor às lavouras.”

A profissional relata o processo minucioso de desenvolvimento de novos produtos da Ubyfol. De acordo com ela, nenhuma tecnologia é disponibilizada ao mercado em menos de quatro anos, o mínimo necessário para garantir que cada nova solução seja lançada com um profundo embasamento técnico, possibilitando entregar a mais alta segurança e qualidade aos clientes.

“Após o desenvolvimento inicial em laboratório, são realizados testes dentro da nossa fazenda experimental em Uberaba/MG. Posteriormente, enviamos todo esse material para validação com pesquisadores de renomada instituição de ensino. Uma vez validado, entregamos o produto codificado para clientes parceiros para testes em áreas comerciais. Apenas após completado todo esse processo, o produto seguirá para as prateleiras”, salienta.

Outra diretriz seguida pela multinacional é a transparência. A Gerente Regional de Vendas ressalta que, ao utilizar uma solução Ubyfol, o cliente sabe exatamente o que está colocando em seu canavial. “O produtor ou gestor da usina consegue saber, por exemplo, quais aminoácidos está aportando, bem como sua concentração. Nada ocorre no escuro.”

A praticidade na hora da aplicação é mais um diferencial dos produtos da Ubyfol. Além de soluções compatíveis com os principais defensivos do mercado, a cada novo lançamento a multinacional busca a unificação de diferentes nutrientes visando auxiliar o operacional das usinas e agrícolas. “A janela de aplicação de fertilizantes foliares, por exemplo, é de apenas três meses na maioria das regiões, um espaço de tempo já bastante apertado e que pode ficar ainda pior no caso de chuvas. Por conta disso, procuramos desenvolver ferramentas unificadas, mas que se complementam com alta sinergia”, observa Raiza.

Lembrando que a Ubyfol é uma multinacional brasileira com sede no município mineiro de Uberaba e que além de ofertar produtos de ponta para a cana-de-açúcar, opera nas cadeias do algodão, café, hortifruti, milho, pastagem e soja. No exterior, tem forte atuação nos demais países da América do Sul e América Central e algumas nações da Europa e África.

Para 2023, a companhia espera lançar novidades para a cultura canavieira. “Estaremos mais um ano ao lado dos produtores ofertando alternativas eficientes para que eles produzam cada vez mais e sem complicação”, finaliza Raiza.

Fonte: CanaOnline