O amendoim começa pela semente
09-07-2015

O sucesso do cultivo de amendoim é altamente dependente de uma boa semente, por isso, são fundamentais o tratamento correto e os cuidados no plantio

Luciana Paiva e Clivonei Roberto

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, o amendoim era um dos poucos alimentos cultivados pelos índios, junto com a mandioca, o milho, a batata, o cará e o inhame. Era saboreado cru, assado ou cozido e ainda havia a extração doóleo e, por isso, era cobiçadíssimo, conforme ressalta Luís Câmara Cascudo em História da Alimentação no Brasil. (Editora Global, 1967). O grande mestre da cultura nacional ainda registra uma interessante particularidade do ritual de cultivo do amendoim: por ser muito delicado e de difícil germinação, seu plantio só podia ser feito por mulheres e,além disso, a planta tinha de ser semeada ecolhida pela mesma mulher, índia ou mestiça. Vigorava a crença de que, se o homem tocasse na planta, arruinaria a colheita.

Há quase 60 anos, o produtor rural Otávio Antonio Leonel, também conhecido por Vicão,planta amendoim. Por sorte, quando entrou na atividade não vigorava mais o ritual indígena de cultivo do grão, mas persistia a fama de que o amendoim era enjoado para nascer, apresentava muitas falhas e muitos dos pés que germinavam não tinham vigor, produziam pouco e geravam grãos raquíticos.

O interior paulista é responsável por 80% do amendoim produzido no Brasil, a região de maior destaque é a de Ribeirão Preto, onde o grão é cultivado nas áreas de renovação com cana. Leonel produz cana nos municípios de Dumont, Guatapará, Pradópolis e cultiva amendoim em rotação de cultura nas áreas de reforma de seus canaviais. Além disso, planta amendoim em terras arrendadas pelos lados de Bonfim Paulista e Cravinhos.

Veja matéria completa na editoria Especial Amendoim na nova edição da revista digital CanaOnline. Visualize no site ou baixe o aplicativo CanaOnline grátis para tablets e smartphones e baixe grátis as edições da revista – www.canaonline.com.br