O atual cenário vai mostrar que deverá ganhar dinheiro quem aposta em inovação tecnológica
09-11-2016

Segundo Jaime Finguerut, assessor técnico do CTC (Centro de Tecnologia Canavieira), é correto dizer que vai aproveitar a atual oportunidade de bons preços quem tiver mais cana e cana de qualidade. Mas o problema é que não são todas as usinas e produtores de cana que cuidaram do canavial como deveriam e também incorporaram tecnologia na produção.

“E esse é um grande problema. É um círculo vicioso que nos encontramos. Tendo em vista os vários anos de crise, muitos produtores perderam a capacidade de inovação. Por exemplo, acabaram plantando apenas o que já têm e o que já têm não é o que deveriam ter.”

Para ele, o cenário atual vai aumentar o diferencial entre os inovadores e os seguidores de tecnologia, “o que é muito bom, porque vai mostrar que se pode ganhar dinheiro com inovação tecnológica. A parte agrícola é a mais importante e plantar variedade certa no local certo é fundamental. E também melhorar as condições de produção, ganhando novamente em produtividade e em quantidade de açúcar, pelo menos retomando um nível atingido num passado não muito remoto”.

Ficará mais claro que buscar o aprimoramento contínuo e apostar em tecnologias vale a pena, quando o objetivo é aumentar o retorno do negócio.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.