O aumento da produtividade e da eficiência agrícola por meio da tecnologia
29-05-2018

Por Bernardo de Castro, presidente da Hexagon Agriculture*

Relatório divulgado há um mês pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apontou que a produção agropecuária do Brasil quadruplicou nos últimos 41 anos. Para se ter uma ideia, em 1975, a produção de grãos era de 40,6 milhões de toneladas, enquanto a safra 2016/2017, que foi recorde, registrou 238 milhões. A melhoria do uso de insumos e o aprimoramento das máquinas agrícolas foram fundamentais para esse crescimento.

A agricultura melhorou muito com o passar dos anos, mas ainda há desafios fundamentais a serem enfrentados neste século 21. Acentuar a curva de produtividade requer o melhor aproveitamento de terras existentes, enfrentar a escassez de mão de obra e combater efeitos das mudanças climáticas. Por isso, nos últimos quatro anos a divisão de agricultura da Hexagon vem contando com a tecnologia para desenvolver soluções que possam ampliar a produtividade no campo, otimizando as operações agrícolas para uma utilização mais inteligente dos recursos.

A Hexagon lança uma nova tecnologia que usa algoritmo de dados para automatizar a tomada de decisões, promovendo o uso mais eficiente das máquinas, do combustível, dos insumos, da água e até das sementes utilizadas. Na prática, a solução atua na captura e no tratamento de informações de campo, combinando informação e objetivos de gestão, automatizando processos e assim economizando recursos aplicados nas diversas etapas operacionais. Com uma integração única de software e hardware, permite também a rastreabilidade das ações de forma detalhada, alertando desvios de forma ágil e inteligente e dando suporte à tomada de decisão de diferentes níveis de gestores. O acúmulo de todos estes dados e esse histórico de decisões permitem ainda a adoção de ferramentas de inteligência artificial, que aos poucos passarão a recomendar ações e antecipar e evitar problemas. Esta abordagem e algoritmos são foco do grupo Hexagon, que possui tecnologias e ofertas similares em diversas outras indústrias como mineração, construção e smart cities.

A execução mais inteligente desses processos pode garantir ganhos significativos de eficiência e economia de custos operacionais, em diversos tipos de cultivo, incluindo cana-de-açúcar, silvicultura e grãos. Uma porcentagem que pode representar muito em termos de lucratividade. A solução se une a um leque de ferramentas de tecnologia da informação da empresa que visam sempre a automatização e aumento de eficiência nos processos agrícolas.

Em processos cada vez maiores e mais complexos, soluções que possam explorar os dados, conhecendo todos os detalhes envolvidos, possibilitando planejamento e fluxos automatizados são a oportunidade de fazer frente aos desafios. Por fim, os maiores progressos no campo virão por essas informações sobre logística, plantio e colheita transmitidos por softwares e hardwares, nessas lavouras de dados, em constante crescimento.

 

* A divisão de Agricultura da Hexagon traz a realidade digital inteligente para o campo. As soluções proporcionam a visão completa das operações agrícolas, otimizando continuamente os processos, maximizando os recursos e aumentando os lucros. Elas coletam dados no campo e os transformam em informações relevantes para tomada de decisões. Isto inclui as atividades a partir do planejamento, monitoramento, automatização até a sistematização e informatização de fluxos de trabalho. As inovações da empresa são desenvolvidas por uma equipe experiente, multidisciplinar e talentosa, que combina o uso das mais recentes tecnologias com profundo conhecimento do negócio agrícola. A Hexagon (Nasdaq Estocolmo: HEXAB, hexagon.com) é um dos principais fornecedores mundiais de tecnologias da informação que impulsionam a melhoria da qualidade e da produtividade de diversos setores. Saiba mais nohexagonagriculture.com ou siga @HexAgriculture.

 Gabrielle Bittelbrun