O Brasil tem uma falsa política energética
15-09-2015

Na opinião de Adriano Pires, fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), no Brasil, nestes últimos anos, a energia foi vítima do uso político, inclusive para colocar nos cargos principais das empresas do segmento pessoas sem conhecimento do assunto, mas que são dos partidos de base do Governo. A energia também serviu de atrativo para angariar votos na eleição presidencial, com medidas populistas, como redução de tarifa no momento em que os reservatórios estavam em baixa.

Essa pseudopolítica energética, segundo Pires, quebrou a Petrobras e a Eletrobras, levou o setor sucroenergético ao caos, colocou o biodiesel em xeque e elevou fortemente as tarifas de energia elétrica. “Tínhamos tudo para estar confortável. O mais difícil nós temos: a energia. O Brasil é muito rico em energia. Tem água na região Norte, vento na região Nordeste, sol no país inteiro, biomassa no Sudestes e Centro-Oeste. No entanto, a falta de política energética nos leva a transformar esse insumo energia em ponto de estrangulamento ao crescimento econômico brasileiro.”

Veja mais informações na revista digital CanaOnline. Visualize no site ou baixe grátis do APP CanaOnline para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br