O controle da contaminação bacteriana nas Usinas Alta Mogiana e Lins
20-08-2015

Experimentos industriais fazem com que Usina Alta Mogiana, localizada em São Joaquim da Barra, SP, e a Usina Lins, instalada em Lins, SP, consigam controlar, de forma mais efetiva, a contaminação bacteriana em suas unidades.

De acordo com o coordenador de pesquisas da Fermentec, Marcel Salmeron Lorenzi, o uso do Natrucan, composto natural que pode ser usado para combater as principais bactérias que prejudicam o processo de fermentação alcoólica, foi avaliado em ensaios de fermentação em batelada nas doses 150ppm e 75ppm. As aplicações do produto ocorreram sempre quando a contaminação já estava acima de 2,0 x 107 bastonetes/mL.

Os resultados mostraram que, em todas as dosagens do produto, houve um controle efetivo da contaminação bacteriana, o que reduziu de forma expressiva a população de bactérias após as aplicações (79% a 95% de redução). Além disso, não houve interferência no metabolismo das leveduras.

Veja matéria completa na editoria Tecnologia Industrial, na atual edição da CanaOnline. Visualize no site ou baixe grátis o APP da CanaOnline e receba as edições no seu tablete ou smartphone. www.canaonline.com.br