O controle de pragas na Tereos
28-05-2020

Boa parte da aplicação nos canaviais da Tereos ocorre via aérea

Renato Anselmi

O controle eficiente de pragas é um dos principais focos da Tereos, empresa que figura entre os maiores produtores de açúcar e etanol do mundo. “Nos últimos três anos tivemos uma transformação muito grande, que só veio somar nessa batalha, que é a questão da Inteligência Analítica. Hoje se consegue tomar decisão de forma muito mais rápida e assertiva. Essa conectividade tem ajudado bastante”, destaca José Olavo Bueno Vendramini, gerente executivo de Desenvolvimento Tecnológico Agrícola Corporativo da Tereos.

Outro recurso, que tem contribuído para a elevação da eficiência no controle, é a tecnologia de aplicação. Boa parte da aplicação nos canaviais da Tereos ocorre via aérea. Segundo José Vendramini, os problemas de uniformidade e da qualidade da aplicação – que geralmente ocorrem nessa atividade – foram equacionados por meio de uma ferramenta de uma startup, que proporcionou uma governança muito boa na questão da pulverização aérea.

“As nossas unidades precisam receber uma matéria-prima de melhor qualidade, porque a nossa produção de açúcar branco é elevada. A ideia é conseguir colocar cada vez mais a tonelada da ATR por hectare no holofote. Falamos muito de produtividade de três dígitos, o que é muito importante. Mas, não adianta ter três dígitos com a ATR muito baixa. A ATR por hectare é o nosso principal indicador. Uma safra precisa de equilíbrio entre produtividade e riqueza de açúcar”, afirma.

Fonte: CanaOnline