O desafio da Raízen é produzir mais na mesma área
24-12-2015

O Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) e a BASF promoveram o 1 “1º Desafio CanaMáxima + Produtividade Cana-Soca, um convite para o setor sucroenergético mostrar que a Cana pode mais. A Unidade Jataí da Raízen, localizada em Jataí, GO, foi campeã na categoria Solos Favoráveis. “O que nos levou a participar de um projeto como esse foi a oportunidade de nos desafiar a produzir mais do que produzimos hoje, de obtermos mais cana na mesma área”, conta Rodrigues Vinchi, gerente corporativo da área de desenvolvimento agrícola da Raizen. Eles inscreveram quatro unidades produtoras para participar do CanaMáxima.

A participação no CanaMáxima, possibilitou à empresa avanço em tecnologia; manejo varietal e disciplina operacional, aponta Vinchi. “São pontos importantes e têm muito a ver com esse momento de retomada de produtividade. Passamos por processo grande de mecanização e hoje o crescimento em produtividade é extremamente necessário.”

Mas, o principal benefício que a Raízen obteve ao participar do Desafio CanaMáxima, salienta Vinchi, foi conseguir internamente identificar potencial para produzir muito além do que já produz atualmente. Ao partir das premissas do projeto, as unidades da Raízen atingiram produtividades substancialmente maiores do que normalmente alcançam em lavouras comerciais. “Produzimos cerca de 20% acima do que normalmente produzimos. Isso pode servir de benchmarking interno para podermos trabalhar melhor, sermos mais disciplinados e investirmos mais em tecnologia.”
Boa parte do que foi aprendido durante o Desafio vai ser incorporado dentro das rotinas operacionais da companhia. “E esperamos ter resultados parecidos com os que obtivemos no trabalho”, diz Vinchi, que confessa que vai novamente participar do Desafio CanaMáxima do próximo ano. “Já temos algumas áreas para serem inscritas e estaremos novamente nos desafiando.”
Atualmente está em curso o Desafio CanaMáxima + Produtividade Cana-Planta – CTC-BASF, com a participação de 39 participantes. Aguardem que a CanaOnline também apresentará em primeira mão os vencedores.

Veja matéria completa na editoria Conjuntura na nova edição da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, basta baixar GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.