O Encontro Cana Substantivo Feminino é comemorativo ao Dia Internacional da Mulher
08-03-2016

O Encontro Cana Substantivo Feminino já virou tradição. É praticamente o primeiro evento do setor sucroenergético no ano e marca a abertura da safra. Mas o Encontro, que em 2016 chega à sua quinta edição, se propõe não apenas a discutir as conquistas e desafios da mulher na sociedade e neste setor. Por reunir especialistas de grande quilate, permite fazer análises sobre a agroindústria da cana-de-açúcar e do agronegócio nacional. Sob a ótica feminina.

O Encontro é de âmbito nacional, reunindo profissionais de todas as regiões canavieiras do país. Nesse ano são esperadas cerca de 250 pessoas, sendo cerca de 90% do sexo feminino. “São produtoras rurais, profissionais de usinas, de empresas fornecedoras de produtos e serviços, pesquisadoras, professoras, estudantes e jornalistas, que debatem o mercado de trabalho para as mulheres e também as práticas, ações e tecnologias que contribuem para o desenvolvimento sustentável do agronegócio”, relata a jornalista Luciana Paiva, idealizadora e organizadora do Cana Substantivo Feminino e diretora da Revista CanaOnline.
Ainda não há números corretos sobre a quantidade de mulheres que atuam no agronegócio brasileiro. Mas em breve isso irá mudar, pois a ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio) e a PwC irão realizar uma pesquisa nacional para apurar a participação feminina no campo.
Mas é possível calcular que muito desse território ainda está para ser conquistado pelas mulheres. “Tomando por base a agroindústria canavieira, que além da área agrícola, engloba indústria, logística, mercado, pesquisa e tecnologia, calcula-se que o setor empregue direta e indiretamente dois milhões de pessoas, sendo que, segundo estimativas não muito aprofundadas, as mulheres ocupam 15% dessas vagas”, diz Luciana.
Ela observa ainda que esse cenário está em transformação, pois além da evolução tecnológica que reduz a necessidade de força física nas operações rurais – o que era um obstáculo para a maior presença feminina –, a mulher está muito mais qualificada, já ocupando 60% dos bancos universitários. “Até mesmo em cursos considerados “mais para homens”, como Agronomia, a mulher não é mais a minoria.”
O Cana Substantivo Feminino é comemorativo ao Dia Internacional da Mulher, mas Luciana salienta que os homens são muito bem-vindos, afinal o objetivo é incentivar a diversidade no setor.
A inscrição antecipada é gratuita pelo site: www.canasubstantivofeminino.com.br

SERVIÇO:
• Evento: V CANA SUBSTANTIVO FEMININO
• Data: 10 de março de 2016, a partir das 8h
• Local: auditório do Centro de Cana do IAC - Rodovia Antonio Duarte Nogueira, km 321 (Anel Viário Contorno Sul), Ribeirão Preto, SP.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.