O etanol já caiu no gosto do mineiro
23-06-2015

Depois da entrada em vigor da redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o etanol em Minas Gerais, de 19% para 14%, o consumo do biocombustível no estado mineiro explodiu. No mês de abril deste ano, houve aumento de 146% do consumo de etanol no estado em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Segundo a Siamig (Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais), a média de consumo de etanol era de 15 litros para cada 100 litros de gasolina comercializados. Mas com o interesse crescente do mineiro pelo biocombustível, essa proporção aumentou em abril deste ano para 38 litros de etanol para 100 de gasolina.

Mas isto ocorre não porque a população de MG descobriu os benefícios ambientais e a importância econômica do produto derivado da cana. A preferência decorre da competitividade do biocombustível em comparação com a gasolina, o que seria impensável antes da redução do ICMS. Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), o etanol segue competitivo em MG há três meses. A relação de preço do combustível limpo e renovável comparado com a gasolina está em 66,62%.

Comparativamente com outros estados, que também são grandes produtores de cana-de-açúcar, em São Paulo a relação de preço está em 62,9%, onde tem a menor alíquota de ICMS do país: 12%. Em Goiás a relação é de 63,39% do preço da gasolina; em Mato Grosso, 60,28%; em Mato Grosso do Sul, 69,19%; e no Paraná, 66,79%.


Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.