O fenômeno El Niño está chegando. Qual será sua influência?
12-05-2015

Neste início de maio, os principais centros de análise e monitoramento do clima no planeta já concordam que as condições técnicas indicam para o estabelecimento do fenômeno El Niño entre 2015 e 2015. A expectativa é de que, antes do fim do mês, se anuncie a confirmação definitiva de um novo evento.
Segundo o Climatempo, embora ocorra no oceano Pacífico, o El Niño interfere nas características climáticas de várias regiões do planeta. Os efeitos variam de uma região para outra. O fenômeno pode trazer chuva ou seca. Pode fazer com que uma estação do ano fique mais quente do que o normal.
Os seus efeitos variam conforme a intensidade e o tipo do fenômeno. Há o El Niño Canônico e o El Niño Modoki. As consequências de um El Niño Canônico são mais definidas, melhor determinadas. Os principais efeitos no Brasil são o aumento da chuva na Região Sul e diminuição da chuva no Nordeste. Já quando ocorre um Modoki, expressão que quer dizer “parecido, mas não igual”, os efeitos no clima são suavizados.
Segundo a meteorologista Patrícia Madeira, do Climatempo, a expectativa é que seja registrado um fenômeno entre fraca e média intensidade e com uma duração relativamente curta. Ele deve se iniciar nos próximos meses, se estendendo até o próximo verão, no máximo até abril de 2016.
Um El Niño pode ajudar o Brasil a não atrasar o período de chuvas no período primavera-verão de 2015. A expectativa é que se tenha estações úmidas, mas num nível normal, embora a metereologista acredite que as precipitações a serem registradas talvez não sejam no volume que os reservatórios do país precisam.
Para ela, o fato de o El Niño se estabelecer não é motivo para que o inverno seja mais chuvoso, especialmente no Sudeste. Na região este fenômeno, normalmente, não tem influência na chuva, mas sim na temperatura. Por isso, segundo ela, no final do outono e no inverno deverá haver queda de temperatura, embora acredite que os termômetros não devam baixar muito.
É possível assistir entrevista com a meteorologista sobre o El Niño no vídeo a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=n1wEdvPk8P8

O que é o El Niño?
O El Niño é um fenômeno oceânico-atmosférico de escala global. Um aquecimento anormal de uma extensa porção da água do mar na região do Oceano Pacífico equatorial, entre a Austrália, a Indonésia e a costa oeste da América do Sul, que causa mudanças no padrão dos ventos e da pressão atmosférica nestas áreas.
O problema é que estas alterações desencadeiam muitas outras mudanças no comportamento dos ventos, da pressão, da chuva e da temperatura em diversas outras regiões do planeta. O El Niño tem o poder de mudar as características climáticas de estações do ano em várias áreas do planeta.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.