O futuro dos biocombustíveis
08-10-2024

O etanol, um tipo de biocombustível, pode ser feito de cana-de-açúcar
O etanol, um tipo de biocombustível, pode ser feito de cana-de-açúcar

Em um mundo cada vez mais afetado pelas mudanças climáticas, buscar medidas sustentáveis é inevitável. Os biocombustíveis, por exemplo, são uma alternativa menos poluente que a gasolina.  Saiba mais sobre o futuro dos biocombustíveis.

O que são biocombustíveis?

Os biocombustíveis são combustíveis provenientes de fontes de energia renovável e derivadas de materiais orgâncios. O etanol no Brasil é feito principalmente de cana-de-açúcar, mas também pode ser produzido com milho. A gasolina, por outro lado, é um combustível fóssil, ou seja, não renovável. Além de ser mais poluente, também é um recurso esgotável, ao contrário dos biocombustíveis, que são renováveis desde que o processo de produção seja mantido de forma sustentável. 

Crescimento dos biocombustíveis

A Agência Internacional de Energia (AIE) estima que a oferta de biocombustíveis cresça 30% mais rápido até 2028, com o Brasil contribuindo com 40% desse crescimento. Outra expectativa é que o consumo mundial destes combustíveis  triplique até 2035, chegando a 4,5 milhões de barris por dia.

Vantagens dos biocombustíveis

Além de serem uma solução para a dependência dos combustíveis fósseis, os biocombustíveis também tem outras vantagens como a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa e a economia. Geralmente, biocombustíveis como o etanol são mais baratos que a gasolina, por exemplo.

O etanol é uma alternativa inovadora, sustentável e econômica, que oferece benefícios para o meio ambiente e para os consumidores.

Do site: Siamig