O mercado dá a resposta!
18-09-2014

Atualmente, podemos atribuir a atual estagnação de produtividade do setor canavieiro a muitos fatores. Entre eles está o alto índice de concentração varietal e uso de variedades não adaptadas à nova realidade do mercado, mas que ainda são plantadas em grande escala.
Para Jader Sahade da Silva, Gestor de Qualidade Agrícola da Usina Iracema (Grupo São Martinho), esse processo vem diminuindo conforme as unidades vão conhecendo e colhendo bons resultados com novas variedades disponíveis no mercado. “Aqui na Iracema nós nos preocupamos em fazer adequadamente o manejo varietal para realmente ter ganhos de produtividade. Um exemplo é a CTC11,que nos surpreendeu muito por conta da excelente velocidade de crescimento e alta produtividade, manejada nos ambientes favoráveis”.

Segundo dados da Usina Iracema, ela ocupa 5,5% da área cultivada da unidade e tem uma média de produtividade acima de 100 toneladas/ha, considerando 5 cortes, afirma o profissional.
Considerando opções de manejo similares a SP81-3250, a Usina Iracema conta também com 7% de área cultivada com CTC2 e 6,6% com CTC20, ambas com ótima performance.
Hora certa de substituir
De acordo com os dados levantados pelo Programa Benchmarking do CTC, a cultivar CTC11mostra ganhos adicionais de R$ 1.700 em açúcar-equivalente/hanas usinas das regiõesde Piracicaba e Assis/SP, na média de 5 cortes, se comparado à principal variedade cultivada atualmente para o mesmo ambiente de produção, a SP 81-3250.
“Essa produtividade adicional conferida pela CTC11 é lucro diretono bolso do produtor que adota novas tecnologias no campo e acredita no tripé: variedade de qualidade e adaptada às operações atuais, posicionada no solo e clima adequados a ela, e por fim um bom manejo durante o seu desenvolvimento”, pontua Virgílio Vicino, Gerente de Marketing do CTC – Centro de Tecnologia Canavieira.
Além da CTC11, outras opções que garantem resultados excelentes para ambientes de médio a bom potencial de produção são as variedades CTC2, CTC4 e CTC20, todas podendo substituir a SP 81-3250 com um retorno bastante favorável.