O mercado de iogurtes no Brasil: crescendo além da crise
05-04-2016

Apenas entre 2010 a 2015, o mercado de iogurtes quase dobrou: a receita saiu de R$ 7,7 bilhões para R$ 14,5 bilhões

Daniela Coco1 e Ana Palazzo2

Nos últimos anos, o mercado nacional de iogurtes cresceu significativamente. O principal motivo foi a maior conscientização das pessoas sobre a necessidade de hábitos alimentares mais saudáveis. O aumento da difusão de informações sobre os benefícios nutricionais, aliado ao incremento da qualidade do produto, como é o caso de sucesso do iogurte “grego”, contribuiu significativamente para o aumento nas vendas no Brasil. Além disso, o mercado consumidor brasileiro cresceu muito, principalmente entre 2002 e 2012. O aumento veio acompanhado da elevação da renda média das famílias e um maior apetite por produtos funcionais e diferenciados, o que beneficiou diretamente as vendas de iogurtes.

Apenas entre 2010 a 2015, o mercado de iogurtes quase dobrou: a receita saiu de R$ 7,7 bilhões para R$ 14,5 bilhões. Em 2015, embora menor, o crescimento foi de 7,4%. Como se sabe, a situação econômica do país sofreu alterações nos últimos anos – e mais ainda nos últimos meses –, afetando a renda da população. Esses fatores, aliados à inflação (que continua em alta) e o aumento do desemprego, podem contribuir para reduzir o consumo de produtos considerados de “segunda necessidade”, como é o caso dos iogurtes premium. Assim, este setor terá que se readequar a essa nova realidade para manter o crescimento.


Em momentos de crise econômica, os consumidores se tornam mais sensíveis aos preços e podem optar produtos mais baratos, produzidos por empresas menos conhecidas ou restringindo o consumo de marcas “top” aos itens em promoção. Nesse sentido, pode haver mudanças no marketshare do setor, com empresas menores vendendo mais. Além disso, ações promocionais, como “Leve 8, Pague 7” e garrafas com maior quantidade de produto por preços menores, tem se mostrado fundamentais. Isso vale principalmente para supermercados e hipermercados. Segundo o Euromonitor, 91% das vendas acontece no varejo, principalmente em supermercados e hipermercados. Daí é possível perceber a importância desses canais manterem estratégias de venda atraentes.

Veja matéria completa na editoria Tendências, edição 31 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.