O objetivo da Raízen é alcançar 100% do canavial registrado pelo VANT
09-09-2015

O VANT (veículo aéreo não tripulado) por se tratar de uma inovação tecnológica, de acordo com Antônio Fernando Pinto de Lima, diretor de Produção Agrícola da raízen, o treinamento é fundamental para implantação do sistema, e a empresa conta com uma equipe de tecnologia para tratar as imagens fornecidas pelos VANT’s. O desenvolvimento de novas ferramentas também está em andamento, como no caso do levantamento de falhas de plantio.

O Diretor Agrícola explica que a empresa tinha um sistema de medições por amostragem de falha do canavial e, com a amostragem ao acaso, o talhão poderia não representar bem toda a fazenda. Aí, a equipe desenvolveu um sistema que apresenta a imagem, sua interpretação e quantifica as falhas do canavial. Por meio dessas informações, no caso de falhas, elas são corrigidas e realiza-se um plano em relação ao começo, isso é feito em 100% da área de plantio.

A socaria da Raízen também começou a ser analisada do céu. O equipamento mostra a situação das falhas e de ervas daninhas. No caso das falhas na soqueira, para preenchê-las, a empresa adotou outra nova tecnologia, a de mudas de cana pré-brotadas (MPB), o uso dessas mudas para cobrir falhas será outra matéria na CanaOnline. No caso da socaria o primeiro objetivo é aprimorar o tratamento das imagens para que permitam mais precisão na avaliação, o que contribuirá muito para a identificação de áreas com infestação de pragas. O outro passo é alcançar 100% da área esquadrinhada pelos VANT’s.

O investimento até o momento (não divulgado pela empresa) já propicia redução de custos. “Passamos a ter maior detalhamento das áreas, o equipamento fornece informações com maior qualidade, o que possibilita planejar melhor as ações que aplicaremos no canavial, tais como o traçado, a sistematização, os pontos de declividade. Ter essas informações sobre 100% do canavial é um grande passo para alcançarmos o máximo de qualidade da cana”, afirma Lima. Segundo ele, o caminho para o aproveitamento quase que integral do sistema ainda é longo, mas já é claro que a empresa aprovou o uso da tecnologia, tanto que, adquiriu seis novos equipamentos. Cada vez mais, a Raízen terá seus canaviais na palma da mão.

Veja matéria completa na editoria Inovação na nova edição da revista CanaOnline. Visualize a edição no site ou baixe grátis o APP CanaOnline para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br