O papel da controladoria e da gestão sustentável no setor sucroenergético
12-02-2015

Esta é uma das palestras da primeira reunião do ano do Gesucro, que ocorre em Sertãozinho no dia 24 de fevereiro


As empresas modernas e que se preocupam com um processo de gestão bem desenvolvido necessitam de uma estrutura organizacional bem delineada para a sua sobrevivência. Diante desta tarefa, um órgão interno tem ganhado cada vez maior importância no setor: a controladoria. Uma área que deve oferecer informações de qualidade, precisas e ágeis ao processo decisório, além de contribuir na gestão da organização.
A importância da controladoria e da implementação de uma gestão sustentável na condução dos negócios está chegando às empresas da cadeia sucroenergética. Foi com o objetivo de reunir os profissionais de controladoria, finanças e planejamento, e pessoas que pensam estrategicamente no setor sucroenergético, para desenvolver uma condição de valorização maior desta área, que surgiu o Gesucro (Grupo de Estudos para Gestão Sustentável e Controladoria da Cadeia Sucroenergética).
“O grupo tem como objetivo principal agregar os profissionais de controladoria, finanças e planejamento, e as pessoas que pensam estrategicamente no setor para criarmos uma condição de valorização maior deste área”, afirma Marcos Françóia, diretor da MBF Agribusiness e coordenador do Gesucro, que foi criado oficialmente no início de 2014.
A primeira reunião do Grupo em 2015 acontece no próximo dia 24 de fevereiro, no auditório da MBF Agribusiness, em Sertãozinho. Na pauta, uma das palestras é sobre “Perspectivas Econômicas e de Preços para o Setor Sucroenergético”, que será ministrada por Fabrício Brandmart Ferraz, diretor da trading Eridania, responsável pela América do Sul.
De acordo com Françóia, as empresas estão no momento de elaboração e revisão dos planejamentos para a safra. É muito importante debater as perspectivas da próxima temporada em relação à produção e preços, além de melhores metodologias para desenvolver um orçamento. “Assim, as empresas podem iniciar o processo de padronização das informações, tanto no quesito números e estimativas, quanto no modelo de apresentação, que tem sido uma crítica muito forte dos bancos e analistas financeiros. Infelizmente, o setor ainda não fala a mesma língua em termos de estimativas e modelagem”, conclui.
Outro tema muito relevante a ser discutido na reunião é o “Papel da Controladoria no Setor Bioenergético – Conceitos e Responsabilidades”, que será enfocado pelo professor Marcos Tulio Bullio, da MBF.
Para participar da reunião ou obter mais informações sobre o Gesucro, basta entrar em contato por e-mail ou telefone: contato@gesucro.com.br ou 16 3878-1102.

Confira a programação da primeira reunião do Gesucro em 2015:

• 8h45 – ABERTURA

• 9h - Associação (informações gerais)

• 9h30 - Planejamento 2015 e trabalho das Comissões

• 11h - Palestra - “Perspectivas Econômicas e de Preços para o Setor Sucroenergético”. Palestrante: Dr. Fabrício Brandmart Ferraz – Eridania

• 11h45 - Palestra – “O Papel da Controladoria no Setor Bioenergético – Conceitos e Responsabilidades”. Palestrante: Prof. Me. Marcos Tulio Bullio – MBF Agribusiness

• 12h30 - Debate

• 13h - Encerramento

 

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.