O Paraná deverá ter em 2016/17 uma produção semelhante à safra 2014/15, de 43 milhões de t
08-04-2016

A safra 2016/17 começou oficialmente em 1º de abril, mas a grande maioria das 25 usinas do estado do Paraná voltou a processar cana-de-açúcar em fevereiro ou março. “Das Unidades que fizeram a parada para manutenção, desde fevereiro tem unidade moendo cana, ainda como safra 2015/16, e a grande maioria voltou a produzir ainda no período da safra passada, até o dia 15 de março”, relata Miguel Tranin, presidente da Alcopar (Associação dos Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná).

Segundo ele, no ciclo 2016/17, tudo aponta para uma produção muito semelhante à da safra 2014/15, de 43 milhões de TC. A moagem paranaense até o final de fevereiro – quando a maioria das unidades ainda não havia retomada a moagem – era de aproximadamente 40 milhões de TC.
“O que temos hoje é um cenário bom. Só isso já tem estimulado iniciativas nas empresas, pois os cenários de açúcar são bons e acredito que, se houver disciplina, podemos manter o etanol a preços que remunerem a nossa produção, pois o câmbio também afetou o nosso custo de produção.”
A melhora da remuneração dos produtos do setor será importante especialmente para as usinas com dificuldades financeiras. No momento, o Paraná tem quatro unidades em recuperação judicial.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.