O período entre outubro e final de abril é o mais indicado para o plantio de cana na região Centro-Sul
06-11-2015

O consultor Dib Nunes Jr, presidente do Grupo IDEA, afirma que para se alcançar o plantio bem-feito é necessário atender o melhor período de temperatura e umidade para a cana-de-açúcar, entre outubro e final de abril. O setor realiza o plantio de cana-de-ano (plantada entre outubro e novembro) e de ano-e-meio (plantada entre janeiro a abril).De acordo com Dib, atualmente a maior concentração de plantio é de cana de ano-e-meio (60%). Depois vem a cana de inverno, que é plantada entre final de maio até o final de agosto ou meados de setembro (30%). Já de meados de setembro ao final do ano se planta a cana-de-ano.“O certo é tentar concentrar o plantio na época mais favorável para a germinação da cana, que seria o período úmido e quente. O mais recomendado no Centro-Sul vai do final de janeiro ao final de abril. Entretanto, praticamente devido ao tamanho das áreas, planta-se cana durante o ano todo.”

Dentre as modalidades de plantio, são três as mais utilizadas: o plantio manual tradicional, o mecanizado, e o híbrido (que retira a muda das máquinas e distribui manualmente). Dib lembra que as variedades devem ser inseridas dentro de uma logística de colheita, mas não só com relação ao ambiente de produção. Em cada modalidade de plantio, deve-se observar com cuidado a idade das mudas utilizadas e a retirada das mesmas, para não serem machucadas pela máquina.

Para a colheita da cana-muda, observa Dib, o canavial deve ter entre 8 e 11 meses de idade e, além de ser de primeiro corte. Na retirada das mudas prestar muita atenção para a segmentação dos toletes, que de preferência, devem medir de 30 e 35 cm de comprimento. Os facões picadores dos colmos devem ser frequentemente trocados para serem amolados. O esmagamento das mudas e as rachaduras provocadas pelas lâminas sem corte são seguramente, uma das maiores causas de podridões com graves consequências para a boa brotação das mudas.

Veja matéria completa na editoria Capa na nova edição da CanaOnline.Visualize no site ou baixe grátis o aplicativo da CanaOnline para tablets esmartphones – www.canaonline.com.br