O peso das impurezas
28-11-2016

A qualidade da cana interfere diretamente na produção de açúcar

O Brasil tem posição de destaque na colheita mecanizada de cana-de-açúcar, o que trouxe um problema ao processo: “passou a ser levado para a indústria um grande aumento de impurezas vegetais e minerais, que impactam diretamente na produção do açúcar para que se possa entregar a mesma qualidade na presença das impurezas”, Jaime Finguerut, assessor técnico do CTC (Centro de Tecnologia Canavieira). No entanto, essa mesma exigência ambiental de colher cana sem queima, agilizando a parte mais cara da produção, todo o mundo canavieiro vai passar, tendo que enfrentar a curva de aprendizado acarretada pela mecanização.

A qualidade da cana interfere diretamente na produção de açúcar. O Centro de Tecnologia Canavieira, especificamente, já encarou esse desafio há muito tempo. “Sabemos que fatores como cor do caldo e turbidez têm dramática piora quando se tem a presença de impurezas vegetais e minerais num nível elevado, que corresponda à forma como hoje colhemos a cana. Isto está equacionado, mas é um dos fatores que citei de aumento de custo que temos vivido nos últimos quinze anos”, salienta Finguerut.

Veja matéria completa na editoria Conjuntura na edição 38 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.