O Plantio Direto é viável na cultura canavieira?
25-04-2016

Requer menos máquinas e equipamentos

Qualquer tecnologia que envolva o plantio direto funciona, desde que você obedeça aos princípios do plantio direto, que basicamente é o não revolvimento do solo e conservação desse ecossistema. O Plantio Direto, hoje chamado de Sistema de Plantio Direto (SPD), constitui mais uma ferramenta de produção que se viabiliza ao plantar sem o preparo do solo normal, ano após ano. É viável, pois requer menos máquina e equipamentos, favorecendo as atividades biológicas do solo. Com isso, possibilita um controle de erosão melhor, maximizando o uso de fertilizantes e da matéria orgânica, apresentando resultados agroeconômicos satisfatórios após algum tempo da sua introdução. Tal ferramenta é muito utilizada na lavoura de grãos.

No GVO (Virgolino Oliveira), e como também no setor sucroalcooleiro, o SPD não é seguido à essência por várias razões, porém, é uma tendência natural. Hoje o Grupo faz parcerias com produtores de soja, amendoim e outros e após a colheita desses grãos realiza o plantio da cana imediato, procurando não efetuar alterações neste ambiente que se formou, com resultados bastante expressivos.

Arlindo Tamelline Junior, do Departamento Agrícola do Grupo GVO – Unidade Itapira
Veja matéria completa na editoria Holofote, edição 32 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.