O prejuízo com as pragas da cana vai além da queda do TCH
17-09-2015

Segundo José Antônio Rossato Jr., doutor em Agronomia, com especialização em Entomologia Agrícola, pesquisas recentes de especialistas em entomologia agrícola têm caracterizado os prejuízos agroindustriais das pragas da cana de uma forma holística, principalmente com foco na broca e cigarrinha. “Os prejuízos ocasionados por estas pragas vão além da queda do TCH (tonelada de cana por hectare) no campo: o estresse promovido às plantas, em decorrência do ataque destas duas pragas, causa aumento de substâncias orgânicas que comprometem a qualidade do caldo e acarretam prejuízos dentro da indústria.”

Dentre estes problemas, destacam-se a diminuição da viabilidade e concentração da levedura, queda da eficiência fermentativa na produção do etanol, clarificação do caldo mais lenta, formação de gomas que comprometem a cristalização, e açúcar com valor Icumsa em níveis elevados. “Esses impactos aumentam os custos industriais e causam impacto direto na qualidade do produto final a ser comercializado”, afirma Rossato.

Veja mais informações na revista CanaOnline. Visualize a edição no site ou baixe grátis o APP CanaOnline para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br