O quanto de palha deve-se deixar no canavial?
22-09-2016

Foram testados os efeitos em : cana queimada, 0%, 25%, 50%, 75% e 100%

Um estudo apresentado por Gisele Silva de Aquino, do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina, durante o 10° Congresso Nacional da STAB, avaliou o efeito de diferentes quantidades de palhada sobre o sistema radicular e sobre a produtividade da primeira soqueira.

Foram testados os efeitos de seis tratamentos: cana queimada, 0%, 25%, 50%, 75% e 100% de massa seca de palhada sobre o enraizamento e a produtividade da cana. O sistema radicular foi avaliado na colheita, a 0,45 m de distância horizontal da touceira e até 0,60 m de profundidade.

Os resultados foram:

- Em períodos de déficit hídrico, os tratamentos 50%, 75% e 100% de palhada proporcionaram maior massa de raízes até os 0,20 m de profundidade, não interferindo abaixo dessa camada.

- Os tratamentos 50% e 75% de palhada não diferiram entre si e apresentaram produtividade 43% maior que a cana-queimada, podendo retirar 50% dessa palhada excedente do campo sem que ocorram prejuízos à produtividade da cultura.

Veja mais informações na revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.